Tempo de Leitura: 5 minutos

Você decidiu Empreender e não sabe os próximos passos? Este artigo é para você! 

A decisão de empreender é um grande passo, não é algo fácil nem simples e por isso deve estar no centro do seu querer. Se você ainda está na dúvida se o empreendedorismo é para você leia este artigo “Empreendedorismo é um Caminho para Todos?”

Você já está decidido a empreender? Então vamos compartilhar os 5 Primeiros Passos desta incrível jornada!

    1. Conheça seu Propósito
    2. Identifique seu Público
    3. Resolva um Problema
    4. Valide sua Solução
    5. Conheça seu Negócio

Atenção! Não atropele o processo, o passo a passo descrito acima é baseado em diversos estudos e experiências, mais de 90% das empresas falham por não resolverem um problema de fato, por isso siga o processo.

Passo 1 – Conheça seu Propósito

Empreender é uma Maratona, você precisa resistir as inúmeras tentações de desistir, quem já correu alguns quilômetros sabe que depois de alguns minutos o corpo cansa, a perna treme, o coração acelera e tudo o que queremos é parar, sentar e beber um copo de agua, mas precisamos resistir se quisermos chegar ao podium.

Propósito

 

O Propósito é aquilo que não te deixa desistir!



É por isso que recomendamos fortemente que você conheça seu propósito, ele será o seu incentivador nesta caminhada como empreendedor, todas as vezes que algo te fizer pensar em desistir você irá olhar para ele e dizer: “Não vou desistir por que é lá que quero chegar, esse é meu Sonho, meu Propósito de vida e nada vai me fazer desistir!”

Encontrar este propósito não é algo simples e muito menos matemático, se você ainda não encontrou, sugiro que olhe para dentro de si e se pergunte: “Se eu tivesse que deixar uma marca com minha vida qual seria? Qual é o legado que quero deixar? Pelo que quero ser lembrado? O que amo fazer que faria até de graça? O que me traz satisfação e alegria? ” anote tudo o que vier a mente, sem filtros pois neste momento é hora de Sonhar Alto!

Tente responder essas perguntas da forma mais simples e sincera, não coloque filtros ou julgamentos, escreva o que vem em seu coração, somente com honestidade consigo mesmo você conseguirá encontrar seu propósito. 

Após escrever tudo, releia e veja se seu coração acelera, se o que está ali te emociona, te faz sentir vivo e pleno, é assim que um propósito se parece, faz seus olhos transbordarem e você ter a certeza que é isso que você nasceu para realizar!

Não desanime se esses sentimentos não florescerem na primeira vez, ou se eles simplesmente não forem tão intensos, você está se conhecendo e entendendo aquilo que te motiva, continue tentando, se perguntando, se observando, pode ser um processo não muito fácil mas é altamente recompensador, porque quando você conhece o seu propósito nada poderá te impedir de alcança-lo.

Falamos mais sobre isto neste artigo.

Passo 2 – Identifique seu Público

Agora que você já conhece seu propósito, identifique as pessoas que você irá impactar ao decidir empreender, quem são, como serão beneficiados com o seu agir? Este será o seu Público.

Saiba quem são estas pessoas, conheça elas de forma profunda, entenda  o que elas fazem, com o que trabalham, qual a sua idade, seu estado civil, onde vivem, do que se alimentam.

Será através do conhecimento profundo do seu público que você entenderá seus problemas, suas dores, necessidade e desejos e poderá partir para o próximo passo!

Saiba mais sobre segmentação e mapa da empatia!

Passo 3 – Resolva um Problema

Com seu propósito em mãos e conhecimento sobre o público que será beneficiado por ele, você já deve conseguir visualizar alguns problemas, dores, necessidades e desejos que poderá atender.

Liste estes problemas, dores, necessidades e desejos que você identificou e classifique os mesmos de acordo com sua intensidade, frequência e sua aderência ao seu propósito bem como de acordo com suas habilidades de resolve-los.

Escolha um para testar, sim é preciso validar o problema, mesmo conhecendo seu público é fundamental validar se o problema que você está escolhendo resolver é relevante o suficiente para que seus clientes dispensem tempo procurando solução e dinheiro para possui-la.

Para validar se você está de fato resolvendo um problema a maneira mais eficaz é perguntar diretamente ao seu público, basicamente você precisa entender quem é a pessoa, se ela tem este problema, como é este problema, como ela resolve e o que pode ser melhorado. Lembre-se que todo problema já tem uma solução, afinal de contas se existe um problema relevante ele já é resolvido, mesmo que seja da forma mais ineficiente possível.

Para começar você deve encontrar no mínimo 20 pessoas que tem o problema que você identificou, saiba quem são essas pessoas, segmente seu público, entenda como resolvem este problema e o que falta ou pode ser melhorado no que já existe, isto indicará o que deve ter na sua solução.

Este processo de validação é árduo e saiba que será mais difícil do que você imagina, mas encontrar o público certo para o problema certo (Market FiT) é a chave do sucesso para quem quer empreender

Entreviste no mínimo 15 pessoas antes desistir deste problema, mas se após as entrevistas você tiver seu problema invalidado não se preocupe esta é a melhor hora para isso acontecer, afinal quanto você investiu até o momento? Neste caso, pivote (utilize os feedbacks das entrevistas para ajustar o problema) ou volte a lista de problemas e teste outro.

Aqui tem o passo a passo de como Validar um Problema.

Passo 4 – Valide sua Solução

Problema validadoPúblico selecionado, agora é hora de Validar sua Solução.

Você estava ansioso por este momento que eu sei! Mas não atropele o processo:

70% das pessoas decidem empreender porque já pensaram em uma solução, mas o passo a passo descrito acima é baseado em diversos estudos e experiências, mais de 90% das empresas falham por não resolverem um problema de fato

Por isso nos primeiros passos esqueça sua solução e foque no seu propósito e no problema, se você fez o processo corretamente já sabe o problema e o público que quer atender, nesta fase você deve validar se sua solução resolve de fato o problema do público selecionado.

Para isso vamos usar o ciclo de Construir-Medir-Aprender da Startup Enxuta de Eric Reis.

Transformar ideias em produto, medir como os clientes reagem e aprender, se for o caso pivotar ou preservar


Este ciclo consiste em:

1-) Construir um MVP - Mínimo Produto Viável, que consiste na versão mais simplificada possível para validar a solução.
  • Existem diversos tipos de MVP, como fumaça, magico de OZ, concierge, protótipo, entre outos, para saber mais leia este artigo.

2-) Definir como será medido o sucesso da validação, ou seja, quais os critérios de sucesso, como saberemos que deu certo ou não?

3-) Executar o teste e aprender com os resultados, decidindo seguir em frente ou pivotar.

Aqui tem o passo a passo de como Validar uma Solução.

Passo 5 – Conheça seu Negócio

Parabéns, se você chegou até aqui já tem um Problema e uma Solução validada, Comemore!!

Não validou o Problema nem a Solução? Você pulou os passos anteriores? Não faça isso, lembre 90% das empresas falham por não resolverem um problema de fato, volte ao passo 1 e complete o processo, certamente você terá mais sucesso!

Chegou o momento de conhecer melhor o seu negocio, para isto utilize o Canvas, resumidamente esta ferramenta lhe permite visualizar os pontos mais relevantes para o seu negócio.

Nela você identifica:

  • Segmento de Clientes
  • Proposta de Valor
  • Canais
  • Relacionamento com Cliente
  • Recursos Principais
  • Atividades Principais
  • Estrutura de Custo
  • Fontes de Receita

Colocando estes itens na ferramenta você conseguirá  identificar quais hipóteses (pontos de incerteza ou desconhecidos) precisam ser validadas.

Aqui tem o passo a passo para construir o seu Canvas.

Este é só o começo desta jornada, mas certamente você já superou muitos obstáculos!

Você sabe o que é uma Startup? Confere este outros Post aqui 

Deixe suas dúvidas, comentários ou sugestões de tópicos.

Lembre-se Estamos aqui para te Ajudar!

Related Posts

Comentários (2)

I do accept as true with all the ideas you’ve presented on your post.
They’re really convincing and can certainly work.
Nonetheless, the posts are too quick for beginners. Could you
please lengthen them a little from subsequent time?
Thanks for the post.

Hello,

Thank you for your feedback! We insert new posts linked (in orange) with this one with more details in each step, hope that help you in this amazing process!

Deixe o seu Comentário