Você decidiu Empreender e não sabe os próximos passos? Este artigo é para você!
A decisão de empreender é um grande passo, não é algo fácil nem simples e por isso deve estar no centro do seu querer. Se você ainda está na dúvida se o empreendedorismo é para você leia este artigo “Empreendedorismo é um Caminho para Todos?”.
Você já está decidido a empreender? Então vamos compartilhar os 5 Primeiros Passos desta incrível jornada!
- Conheça seu Propósito
- Identifique seu Público
- Resolva um Problema
- Valide sua Solução
- Conheça seu Negócio
Atenção! Não atropele o processo, o passo a passo descrito acima é baseado em diversos estudos e experiências, mais de 90% das empresas falham por não resolverem um problema de fato, por isso siga o processo.
Passo 1 – Conheça seu Propósito
Empreender é uma Maratona, você precisa resistir as inúmeras tentações de desistir, quem já correu alguns quilômetros sabe que depois de alguns minutos o corpo cansa, a perna treme, o coração acelera e tudo o que queremos é parar, sentar e beber um copo de agua, mas precisamos resistir se quisermos chegar ao podium.
O Propósito é aquilo que não te deixa desistir!
É por isso que recomendamos fortemente que você conheça seu propósito, ele será o seu incentivador nesta caminhada como empreendedor, todas as vezes que algo te fizer pensar em desistir você irá olhar para ele e dizer: “Não vou desistir por que é lá que quero chegar, esse é meu Sonho, meu Propósito de vida e nada vai me fazer desistir!”
Encontrar este propósito não é algo simples e muito menos matemático, se você ainda não encontrou, sugiro que olhe para dentro de si e se pergunte: “Se eu tivesse que deixar uma marca com minha vida qual seria? Qual é o legado que quero deixar? Pelo que quero ser lembrado? O que amo fazer que faria até de graça? O que me traz satisfação e alegria? ” anote tudo o que vier a mente, sem filtros pois neste momento é hora de Sonhar Alto!
Tente responder essas perguntas da forma mais simples e sincera, não coloque filtros ou julgamentos, escreva o que vem em seu coração, somente com honestidade consigo mesmo você conseguirá encontrar seu propósito.
Após escrever tudo, releia e veja se seu coração acelera, se o que está ali te emociona, te faz sentir vivo e pleno, é assim que um propósito se parece, faz seus olhos transbordarem e você ter a certeza que é isso que você nasceu para realizar!
Não desanime se esses sentimentos não florescerem na primeira vez, ou se eles simplesmente não forem tão intensos, você está se conhecendo e entendendo aquilo que te motiva, continue tentando, se perguntando, se observando, pode ser um processo não muito fácil mas é altamente recompensador, porque quando você conhece o seu propósito nada poderá te impedir de alcança-lo.
Falamos mais sobre isto neste artigo.
Passo 2 – Identifique seu Público
Agora que você já conhece seu propósito, identifique as pessoas que você irá impactar ao decidir empreender, quem são, como serão beneficiados com o seu agir? Este será o seu Público.
Saiba quem são estas pessoas, conheça elas de forma profunda, entenda o que elas fazem, com o que trabalham, qual a sua idade, seu estado civil, onde vivem, do que se alimentam.
Será através do conhecimento profundo do seu público que você entenderá seus problemas, suas dores, necessidade e desejos e poderá partir para o próximo passo!
Saiba mais sobre segmentação e mapa da empatia!
Passo 3 – Resolva um Problema
Com seu propósito em mãos e conhecimento sobre o público que será beneficiado por ele, você já deve conseguir visualizar alguns problemas, dores, necessidades e desejos que poderá atender.
Liste estes problemas, dores, necessidades e desejos que você identificou e classifique os mesmos de acordo com sua intensidade, frequência e sua aderência ao seu propósito bem como de acordo com suas habilidades de resolve-los.
Escolha um para testar, sim é preciso validar o problema, mesmo conhecendo seu público é fundamental validar se o problema que você está escolhendo resolver é relevante o suficiente para que seus clientes dispensem tempo procurando solução e dinheiro para possui-la.
Para validar se você está de fato resolvendo um problema a maneira mais eficaz é perguntar diretamente ao seu público, basicamente você precisa entender quem é a pessoa, se ela tem este problema, como é este problema, como ela resolve e o que pode ser melhorado. Lembre-se que todo problema já tem uma solução, afinal de contas se existe um problema relevante ele já é resolvido, mesmo que seja da forma mais ineficiente possível.
Para começar você deve encontrar no mínimo 20 pessoas que tem o problema que você identificou, saiba quem são essas pessoas, segmente seu público, entenda como resolvem este problema e o que falta ou pode ser melhorado no que já existe, isto indicará o que deve ter na sua solução.
Este processo de validação é árduo e saiba que será mais difícil do que você imagina, mas encontrar o público certo para o problema certo (Market FiT) é a chave do sucesso para quem quer empreender!
Entreviste no mínimo 15 pessoas antes desistir deste problema, mas se após as entrevistas você tiver seu problema invalidado não se preocupe esta é a melhor hora para isso acontecer, afinal quanto você investiu até o momento? Neste caso, pivote (utilize os feedbacks das entrevistas para ajustar o problema) ou volte a lista de problemas e teste outro.
Aqui tem o passo a passo de como Validar um Problema.
Passo 4 – Valide sua Solução
Problema validado, Público selecionado, agora é hora de Validar sua Solução.
Você estava ansioso por este momento que eu sei! Mas não atropele o processo:
70% das pessoas decidem empreender porque já pensaram em uma solução, mas o passo a passo descrito acima é baseado em diversos estudos e experiências, mais de 90% das empresas falham por não resolverem um problema de fato
Por isso nos primeiros passos esqueça sua solução e foque no seu propósito e no problema, se você fez o processo corretamente já sabe o problema e o público que quer atender, nesta fase você deve validar se sua solução resolve de fato o problema do público selecionado.
Para isso vamos usar o ciclo de Construir-Medir-Aprender da Startup Enxuta de Eric Reis.
Transformar ideias em produto, medir como os clientes reagem e aprender, se for o caso pivotar ou preservar
Este ciclo consiste em:
1-) Construir um MVP - Mínimo Produto Viável, que consiste na versão mais simplificada possível para validar a solução.
- Existem diversos tipos de MVP, como fumaça, magico de OZ, concierge, protótipo, entre outos, para saber mais leia este artigo.
2-) Definir como será medido o sucesso da validação, ou seja, quais os critérios de sucesso, como saberemos que deu certo ou não?
3-) Executar o teste e aprender com os resultados, decidindo seguir em frente ou pivotar.
Aqui tem o passo a passo de como Validar uma Solução.
Passo 5 – Conheça seu Negócio
Parabéns, se você chegou até aqui já tem um Problema e uma Solução validada, Comemore!!
Não validou o Problema nem a Solução? Você pulou os passos anteriores? Não faça isso, lembre 90% das empresas falham por não resolverem um problema de fato, volte ao passo 1 e complete o processo, certamente você terá mais sucesso!
Chegou o momento de conhecer melhor o seu negocio, para isto utilize o Canvas, resumidamente esta ferramenta lhe permite visualizar os pontos mais relevantes para o seu negócio.
Nela você identifica:
- Segmento de Clientes
- Proposta de Valor
- Canais
- Relacionamento com Cliente
- Recursos Principais
- Atividades Principais
- Estrutura de Custo
- Fontes de Receita
Colocando estes itens na ferramenta você conseguirá identificar quais hipóteses (pontos de incerteza ou desconhecidos) precisam ser validadas.
Aqui tem o passo a passo para construir o seu Canvas.
Este é só o começo desta jornada, mas certamente você já superou muitos obstáculos!
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