Tempo de Leitura: 3 minutos

Você sabe o que é Startup?
Nunca vi, nem comi, só ouço falar (Ha!) 

Ao entrar no mundo do empreendedorismo encontramos um vocabulário totalmente novo e a palavra que mais se escuta é STARTUP, e ai vem a pergunta:

O que são StartupsAfinal, o que é esse negócio de Startup? 

Entre as muitas definições a que melhor resumo as 4 principais características de uma Startup é:

Startup é uma empresa inovadora, escalável, replicável e que se encontra em um ambiente de extrema incerteza

1-) Inovadora

Existem diversos tipos de inovação, as duas principais são Incremental e Disruptiva, a inovação incremental trata da melhoria de produtos ou serviços existentes enquanto a inovação disruptiva trata da criação de produtos ou serviços inovadores.

Neste contexto uma empresa inovadora deve melhorar algum produto ou serviço existente ou criar algo totalmente novo.

Além disto uma inovação não precisa ser global, ou seja, não precisa ser algo único para todos os consumidores, é possível inovar regionalmente, por exemplo, levar um produto ou serviço, existente em uma região, para outra que desconhece tal produto é uma inovação para o lugar que está recebendo, afinal para este público este produto ou serviço é “novo”!

2-) Escalável

Ser escalável significa ser capaz de crescer rapidamente, sendo este crescimento não proporcional ao aumento dos custos, ou seja, para crescer a empresa não aumenta proporcionalmente (na mesma quantidade) os seus custos.

Por exemplo: Para uma empresa que oferece serviço de manicure em residência, quanto mais unhas são feitas mais produtos são utilizados e mais manicures são necessárias, em outras palavras não é possível fazer mais de uma unha ao mesmo tempo e utilizando o mesmo recurso, deste modo o crescimento desta empresa e o aumento dos seus custos são proporcionais, isto é, crescem na mesma velocidade, não caracterizando assim uma empresa escalável.

3-) Replicável

Para ser escalável é importante que o produto ou serviço seja Replicável ou Repetível, ou seja, deve ser possível replicar ou reproduzir a entrega deste produto ou serviço de forma simples, em outras palavras, a empresa deve ser capaz de diversas vezes o mesmo produto sem aumentar os custos a cada entrega devido a personalização ou especificidade.

4-) Ambiente de extrema incerteza

O Ambiente em que a Startup se encontra é repleto de incertezas e portanto suas definições são baseadas em hipóteses, em outras palavras, as condições que definem o sucesso desta empresa não são, ao menos em seu inicio, certas.

Por exemplo: Criar uma padaria em frente a outra que já tem sucesso na mesma rua, garante que naquele bairro existe uma aceitação para este tipo de negócio, neste caso o dono desta padaria não se encontra em um ambiente de incerteza.

Entretanto, abrir uma padaria em um bairro em que não existe este tipo de serviço se baseia na hipótese que neste bairro existe um público para este serviço portanto existe uma incerteza da aceitação desta padaria neste bairro.

Por este motivo é tão importante validar as hipóteses de valor de uma Startup.

Quer saber mais? Veja o livro que inspirou esse artigo  👉Startup Enxuta

Agora que você já sabe o que é uma Startup, está pronto para iniciar a sua?

Quer saber os próximos passos? Confere este outros Post aqui

Deixe suas dúvidas, comentários ou sugestões de tópicos.

Lembre-se, Estamos aqui para te Ajudar!

Related Posts

Deixe o seu Comentário