Tempo de Leitura: 3 minutos

Como saber se o Empreendedorismo é para mim?

Se você já se perguntou: “Será que eu devo Empreender?” este artigo foi feito para você! Não existe uma resposta certa ou errada, você precisa se conhecer para entender e decidir se o Empreendedorismo é para você, sim decidir, pois o Empreendedorismo é uma escolha!

Para te auxiliar neste processo, vamos desmistificar os 3 mitos sobre empreendedorismo e as 3 perguntas que você deve se fazer antes de tomar esta decisão (chamamos isto de regras dos 3).

A Regra dos 3: Mitos do Empreendedorismo
SUA LIBERDADE É O QUE TE PRENDE

Se fossemos descrever a imagem do empreendedorismo, que passa na cabeça da maioria das pessoas, em 90% dos casos seria pintado um quadro perfeito: uma empresa andando de vento em poupa, o empreendedor relaxando em um lugar paradisíaco, tendo tempo para sua família e seus prazer, e quem sabe até nadando em uma piscina de dinheiro como o Tio Patinhas!

Infelizmente a realidade, em sua maioria, é deverás diferente! Como tudo na vida, existe o backstage (bastidores) que ninguém vê, mas que representa a realidade na maior parte do tempo. No empreendedorismo não é diferente, este é composto de muito esforço, dedicação, abdicação, responsabilidade, decisões difíceis, momentos de enche saco e algumas boas doses de desespero.

Mas calma nem tudo está perdido, isto não quer dizer que o empreendedorismo não tenha seus dias de glória e seus benefícios, certamente como empreendedor você será dono do seu tempo e poderá eleger suas prioridades, mas com isso virá o ônus e o bônus dessa decisão, por isso você terá que apreender a balancear suas escolhas, por exemplo: quanto tempo será dedicado para a empresa e para a família? Lembre-se que qualquer desequilíbrio neste processo poderá ser fatal para qualquer uma das partes, ou seja, toda escolha recai sobre abdicar aquilo que não se escolheu, ou seja, você será igualmente responsável pelo que escolheu e pelo que não escolheu, pois sendo dono do seu tempo esta decisão não será mais do seu chefe, ou da empresa a qual você trabalha, será sua, somente sua, e ai vem a grande pergunta:

Você quer tomar Decisões Difíceis?

TUDO DEPENDE SOMENTE DE VOCÊ

Quantas vezes você já ouviu essa frase “Tudo depende somente de você”? É verdade que grande parte de quem somos e do que fazemos depende de nós e de nossas escolhas, depende do nível de resiliência que temos, do nosso apetite ao risco e dos nossos valores e prioridades, mas o que nunca te contaram é que nem TUDO depende de você e quem nem TODOS somos iguais e que sim está tudo bem você não querer o que “TODO” mundo quer.

O mercado não tem manual de funcionamento, nem descrição de função ou protocolo de execução, sim, ele é incerto, imprevisível e repleto de especulações e suposições, por isso, NÃO, nem tudo depende somente de você, principalmente no empreendedorismo. Você pode ser o CARA, mas como empreendedor certamente terá muitos erros, como assim? Você deve estar se perguntando, como um empreendedor de sucesso já errou? E errou muitas vezes? Sim! Pergunte para os principais empreendedores do mundo e eles lhe contaram seus fracassos como se fosse ontem, não porque se arrependem disso, mas sim porque foi com eles que obtiveram as principais lições que os levaram ao sucesso.

Como tudo na vida, com a pratica vamos melhorando, vamos aprendendo a errar rápido e pequeno, quanto mais se erra mas se aprende e por isso a quantidade e a relevância dos erros vai diminuindo, mas não se engane, eles nunca deixaram de existir, por isso você deve se perguntar:

Você tem apetite para o risco e para o erro?

OS PRIMEIROS SERÃO OS ULTIMOS

Como empreendedor você é o Chefe, você é o cabeça da empresa, o primeiro na hierarquia e como tal você terá condições de obter ganhos maiores do que como funcionário, isso pode ser uma verdade, porém como descrevemos acima, essa possibilidade é real mas vem acompanhada de riscos e incertezas.

O que a maior parte das pessoas não pensa é que como Chefe você passará a ser o último na fila do pagamento, sim, quando funcionário tudo o que esperamos é uma remuneração pelo nosso trabalho na data combinada, muitas vezes acreditarmos que geramos muito mais valor do que recebemos, mas esquecemos que todo o risco está por conta da empresa, ou seja, se ela alcança ou não suas metas, o seu salário estará lá todo final de mês, mas você acha que será assim como o Chefe? Por isso você deve se perguntar:

Segurança é fundamental para você?

Não existe uma resposta certa ou errada, tudo depende da sua personalidade, do que é prioridade e mais importante para você.

Agora que você já sabe se o Empreendedorismo é para você, está pronto para começar?

Conheça os 5 passos para Empreender do Zero 

Deixe suas dúvidas, comentários ou sugestões de tópicos. Estamos aqui para te Ajudar!

Related Posts

Deixe o seu Comentário