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Business Model Canvas ou para os íntimos Canvas!

BUSINESS MODEL CANVAS ou para os íntimos CANVAS é uma ferramenta que permite visualizar de forma rápida e didática os pontos mais relevantes do seu negócio. Se trata de um quadro com nove blocos que formam o modelo de negócio.

    • Segmento de Clientes
    • Proposta de Valor
    • Canais
    • Relacionamento com Cliente
    • Recursos Principais
    • Atividades Principais
    • Estrutura de Custo
    • Fontes de Receita

Um Modelo de Negócio descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização

Porque usar o CANVAS?

O mundo muda o tempo todo, e muda cada vez mais rápido! 

No empreendedorismo não é diferente, o mercado está em constante mudança, por este motivo na fase inicial de um negócio precisamos de uma ferramenta que seja dinâmica e adaptável, na qual seja possível visualizar e alterar facilmente as diversas hipóteses que ainda estão sendo validadas. Diante deste cenário estudiosos perceberam que o famoso PLANO DE NEGÓCIO não era a ferramenta mais eficiente para está fase inicial.

Se você quer entender melhor a diferença entre Plano de Negócio e Canvas confere este artigo.

Por este motivo o BUSINESS MODEL CANVAS é a ferramenta mais adequada, por sua simplicidade e fatores visuais é possível resumir em um quadro como a organização irá gerar valor através de quatro principais áreas de um negócio: cliente, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.

Passo a Passo de como fazer o seu CANVAS

CanvasAgora que você já entendeu o que é o Canvas, vamos colocar a mão na massa! Como você pode perceber o quadro ao lado é o Canvas e ele está divido em quatro cores:


PARA QUEM?: Neste quadrante vamos identificar quem é o nosso cliente e como vamos nos relacionar com ele e realizar a entrega do nosso produto ou serviço.

O QUE?: Este é o coração do negócio, nele identificamos o real valor que vamos entregar ao nosso cliente, muito mais do que o produto ou serviço efetivamente, qual a dor ou desejo que estamos resolvendo?

COMO?: Neste quadrante inserimos informações de como vamos entregar o nosso produto ou serviço, ou seja, quais são os parceiros que vão nos ajudar, quais os recursos que vamos precisar e quais atividades vamos realizar.

QUANTO?: Aqui fechamos a conta, ou seja, identificamos quais são nossas fontes de custos e de receitas.

O Canvas será o GPS do seu negócio, ele te mostrará quais informações e hipóteses você precisa validar para garantir o sucesso do seu negócio.

No primeiro momento não se apegue a certezas, escreva tudo o que você imaginou, tudo o que você acredita ser verdade, o importante é mapear todas as informações e identificar quais delas não são uma certeza, a matriz CSD pode lhe ajudar neste mapeamento de certezas e hipóteses.

A ideia aqui é justamente você verificar cada informação que inseriu no quadro, validando se ela está correta ou se é necessário realizar alterações.

Por onde começar?

Mas afinal, por onde devemos começar? Abaixo apresentamos o passo a passo para preencher este quadro:

  1. Segmento de Cliente, nele definimos quem são os clientes que pretendemos atender, quanto mais detalhes tivermos melhor será, para saber mais sobre segmentação de cliente clique aqui.
  2. Proposta de Valor, toda empresa busca resolver problemas e satisfazer as necessidades de seus clientes, aqui definimos quais são essas dores e desejos que estamos atendendo, ou seja, porque nossos clientes compram o nosso produto ou serviço.
  3. Canais, neste bloco descrevemos como será realizada a venda e distribuição do nosso produto ou serviço, ou seja, como estes chegarão aos nossos clientes.
  4. Relacionamento com o Cliente, precisamos nos comunicar com nossos clientes, aqui descrevemos como e por quais meios vamos nos relacionar com nossos clientes, ou seja, como vamos conquista-los e mante-los fiéis.
  5. Fontes de Receita, de onde virá o dinheiro? Pelo que, como e com que frequência serão feitos os pagamentos? para saber mais sobre fontes de receita clique aqui.
  6. Recursos Principais, aqui descrevemos as ferramentas que serão necessárias para desenvolvermos e entregarmos o produto ou serviço.
  7. Atividades Principais, neste bloco descrevemos as ações que serão realizadas para desenvolvermos e entregarmos o produto ou serviço.
  8. Parcerias Principais, toda empresa precisa de parceiros e fornecedores, estes são os terceirizados que nos ajudam a desenvolver entregar nossos produtos ou serviços.
  9. Estrutura de Custo, quais são nossos custos? com que teremos que gastar para realizar todo o processo descrito acima? 

Após preencher o quadro inteiro comece a mapear as suas hipóteses de valor e inicie o ciclo CONTRUIR-MEDIR-APRENDER, que descrevemos em detalhes neste outro artigo.

Quer saber mais? Veja o livro que inspirou esse artigo 👉Business Model Canvas

Pronto agora você já sabe o que é um Canvas e como fazer o seu! Ainda não sabe por onde começar o seu negócio? Aqui temos os 5 Passos para Empreender do Zero.

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