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Como saber se uma Ideia de Negócio é boa?

Parabéns! Se você chegou até aqui é porque já segmentou seu mercadovalidou seu problema e agora está pronto para validar sua solução!

Sim, sua solução, não sua ideia, porque você já entendeu que sua ideia resolve um problema e que portanto você precisa primeiro validar esse problema para então desenvolver uma solução, Certo? Não? Ficou confuso, não sabe do que estamos falando leia os 5 passos para empreender do zero!

Atenção: Não pule etapas, sabemos que você está ansioso, mais de 70% das pessoas decidem empreender porque tem uma ideia, porém 90% delas falham por não resolverem um problema de fato, por isso a validação do problema é uma etapa fundamental! Se você ainda não fez esse processo clique aqui e confira os 5 passos para validar o seu problema!

Agora sim! Vamos ao Passo a Passo!

1-) Defina suas Hipóteses de Valor

O primeiro passo é saber o que queremos validar em nossa solução, toda empresa parte de algumas hipóteses, ou seja, pontos que acreditamos ser verdade, mas que não necessariamente são, e para ter essa certeza devemos valida-los.

É claro que é inviável validarmos todos os pontos de incerteza por isso deve-se selecionar as chamadas hipóteses de valor, que são aquelas que são mais relevantes para a definição de estratégia e posicionamento em pontos críticos.

A melhor forma de mapear as suas hipóteses de valor é desenhar o Canvas e o Mapa da Empatia e Persona e identificar quais são os fatores críticos do sucesso, ou seja, quais são os pontos que definem o sucesso ou fracasso do seu negocio, alguns exemplos:

  • Clientes – Este é realmente nosso cliente?
  • Preço – O preço está aos nossos clientes?
  • Produto – O produto é bem aceito pelos nossos clientes?
  • Meio de entrega – O meio que estamos entregando é o ideal?

Não se apegue aos exemplos acima, conheça seu negócio, e defina o que precisa validar!

2-) Defina como Medir

Para saber se nossa hipótese é confirmada ou não é preciso dois pontos:

  • Ter um parâmetro, conhecido como baseline, ou seja, um ponto de referência pelo qual vamos comparar os resultados!
  • Ter uma métrica, um fator que será medido ao longo do processo, alguns exemplos são: taxa de conversão, taxa de cadastro, volume de transações, existentes inúmeras formas porém é fundamental que elas sejam estabelecidas no inicio para que não virem uma métrica de vaidade, o velho “me engana que eu gosto”, para saber mais veja este artigo.
3-) Construir seu MVP

Por fim, não menos importante, você deve criar o seu MVP, mínimo produto viável, existem inúmeros tipos de MVP, para saber mais leia este artigo, o fundamental é que ele seja MÍNIMO, ou seja, o mínimo necessário para validar a hipótese em questão!

Atenção! “Todo trabalho adicional  que não resulta na aprendizagem que se busca é desperdício não importa a relevância que parece ter.” (Eric Reis)

 

Simplifique, faça esse esforço, sempre se pergunte “existe uma forma mais fácil de validar isso?”, por exemplo: Você precisa validar se o seu produto é aceito pelo mercado, o que faz? Reflita antes de ler o próximo paragrafo!

Você provavelmente pensou na versão mais simples do seu produto, aquela que entrega o valor pretendido de forma simplificada, o “tradicional” MVP, porém reflita será que para validar a aceitação do seu cliente um site com o botão comprar, sem nada além disso, em que o cliente clique caso tenha interesse não são suficiente para validar o interesse?

Novamente: Simplifique, Simplifique e Simplifique!

Recomendamos fortemente a leitura do livro Startup Enxuta que tratada em profundidade este assunto no Ciclo Contruir-Medir-Aprender!

Compreender o mínimo produto viável é um processo fundamental para economia de tempo, e recurso e aceleração do processo de aprendizado, para ilustrar resumimos um dos relatos do livro:

Mais de um ano de desenvolvimento para construir a ferramenta ideal ao cliente, um produto de qualidade, o melhor do mercado, o suprassumo para aquilo que está se propondo atender, quando finalmente chegou o momento de apresenta-lo ao mercado, …….surpresa! Ninguém comprava!

Eric Reis relata “Havíamos investido tempo, esforço e dinheiro consideráveis, e construído com sucesso um bom produto que ninguém queria.”

Portanto fique com a lição não adianta criar o MELHOR PRODUTO DO MUNDO que NINGUÉM QUER!

Persista neste processo até encontrar o Market Fit!

Sua hipótese não foi validada? Pivote! Clique e saiba como!

Conheça o livro que inspirou esse artigo 👉 Startup Enxuta

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