Tempo de Leitura: 2 minutos

Primeira Black Friday com LGPD em vigor: e agora?

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor no dia 18 de setembro/2018 e a possibilidade de multas se iniciaram neste ano, em agosto/2021. Com isso, a próxima Black Friday, que ocorrerá no dia 26 de novembro, será a primeira com a lei em vigor pleno.

Por tratar-se de uma das principais do varejo, alguns pontos devem ser observados pelas empresas. Dividimos estes pontos de atenção em quatro, marketing, armazenamento, necessidade e segurança, senão vejamos:

  • marketing: ao entrar em contato com seu possível cliente, deverá ser observado a origem dos dados, ou seja, eles são de fontes confiáveis e foram coletados em conformidade com a lei ou solicitado diretamente ao titular?;
  • armazenamento e utilização: a lei estabelece a necessidade de TRANSPARÊNCIA com o titular de dados, sendo assim, ele deve ser informado de maneira clara sobre a finalidade da coleta dos dados e a forma em que estes serão armazenados (armazenamento em nuvem, armazenamento em infraestrutura interna da empresa, entre outros);

  • necessidade: a lei elenca princípios que devem ser observados ao realizar o tratamento de dados, um deles é o princípio da necessidade, caso a empresa utilize os dados tão somente para compra e venda, algumas informações tornam-se desnecessárias, como gênero, estado civil, idade, entre outros;

  • segurança: a LGPD apresenta um estabelece a necessidade de boas práticas sejam observadas durante o tratamento de dados. No entanto, caso sua empresa não esteja totalmente adequada, recomendamos uma análise rígida do site e do sistema de pagamento, com intuito de evitar vazamentos e até mesmo possíveis ataques;

E por fim, mas não menos importantes, recordamos a importância de deter uma política de privacidade bem feita e de qualidade, a qual possibilite o acesso ao consumidor e esclareça o tratamento de dados realizados e as medidas de segurança utilizadas pela empresa.

E você, como esta preparando sua empresa para iniciar as vendas da Black Friday? Já sabe o que precisa fazer pra alavancar as vendas e alcançar os objetivos da sua empresa? 

Comenta qual é a a ação que não pode faltar para o seu negócio.

Compartilha com a gente, o que achou desse artigo? Lembre-se estamos aqui para te ajudar!

Related Posts

Deixe o seu Comentário