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Mínimo Produto Viável ou famosinho MVP

MVP (mínimo produto viável) é a forma mais simples possível para se realizar a validação das hipóteses de valor, nada a mais nem a menos do que o minimamente necessário, isto é, utilizando o mínimo de recurso, tempo e esforço para validar, ou não, as hipóteses através dos parâmetros estabelecidos. Quer saber mais sobre como validar suas hipóteses de valor? Leia este outro artigo.

O que não é um MVP? 

MVP


Um MVP não é um produto inacabado, nem algo que não tenha função nenhuma, a figura ao lado demonstra a diferença entre o que É e o que NÃO é um MVP. Vamos entender o raciocínio juntos com o exemplo ao lado:


  1. O produto que queremos desenvolver é um Carro;
  2. O objetivo deste produto é a locomoção das pessoas do Ponto A para o Ponto B;
  3. Queremos realizar uma validação de nossa hipótese de valor em que acreditamos que as pessoas buscam por meios mais rápidos para se locomover;
  4. Para tanto qual é o Mínimo Produto Viável? Uma Roda do nosso futuro carro ou um Skate?

O MVP está diretamente relacionado as hipóteses que queremos confirmar, abaixo iremos apresentar 5 tipos de MVP voltados, principalmente, para validação da solução.

Os 5 Tipos de MVP
1-) Teste Fumaça

Este teste se baseia no conceito de “Onde há Fumaça, há Fogo”, ou seja, você solta a “fumaça” que é anuncio/divulgação de um produto ou serviço com o objetivo de medir o interesse de seus clientes pelo “fogo” aparente, ou seja, pelo produto ou serviço de fato, o qual não necessariamente precisa estar pronto.

O principal objetivo deste tipo de MVP é medir o nível de interesse dos seus clientes e captar contatos e dados dos mesmos.

2-) Mágico de OZ

Este MVP se baseia na oferta de uma automação/função que inicialmente se utilizará do conceito de “mágica”, ou seja, para o usuário é uma atividade feita com o uso da tecnologia entretanto, neste momento, é realizado manualmente. O melhor exemplo para este tipo de MVP é o vídeo do Waze, vale a pena conferir !

O principal objetivo deste tipo de MVP é validar o interesse nas funções automatizadas e tecnológicas antes de desenvolver as mesmas de fato.

3-) Protótipo

O protótipo segue o seu conceito literal que é “aquilo que foi criado pela primeira vez, servindo de modelo ou molde para futuras produções“, ou seja, é uma versão simplificada, entretanto funcional, do produto que será vendido. 

O principal objetivo deste tipo de MVP é avaliar a utilização e aceitação dos clientes, principalmente daqueles conhecidos como adotantes iniciais, indicando as melhorias e funções de maior relevância para as novas versões.

4-) Teste A/B

Este teste consiste em comparar duas ou mais versões de um produto ou serviço, o mais importante neste teste é ser capaz de medir os resultados individualmente e com os mesmos parâmetros. 

O principal objetivo deste MVP é saber qual das duas hipóteses tem maior relevância para os clientes, pode se testar desde identidade visual, mensagem até funções de produtos.

5-) Vídeo

O MVP vídeo deve apresentar as informações que a hipótese quer validar, mesmo que as mesmas não tenham sido desenvolvidas de fato.  Um ótimo exemplo deste MVP é a Dropbox que apresentou e vendeu sua proposta de valor antes mesmos de desenvolve-la, confere o vídeo.

O principal objetivo deste tipo de MVP é validar o interesse e aceitação de determinada hipótese.

Existem diversos outros tipos de MVP, por isso reforçamos que é fundamental você saber qual o objetivo do mesmo, isto é qual é a hipótese de valor que se quer verificar.

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