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Conheça o Passo a Passo para validação do problema que seu negócio visa resolver!

Se você chegou até aqui já sabe que um dos primeiros passos para iniciar seu negócio é validar se o problema que sua ideia/produto/solução visa resolver é um problema real e relevante para os seus consumidores! Se você não sabe do que estamos falando e caiu de paraquedas, comece pelos “5 passos para Empreender do Zero”.

Na validação de problema, você parte de uma “suposição” de que uma dor ou necessidade é um problema relevante, não somente para você, mas para um número significativo de pessoas, a qual, justamente por se tratar de uma “suposição”, precisa ser verificada e confirmada.

Passo a Passo

Sugerimos que você inicie com, no mínimo, 15 entrevistas, sendo que neste primeiro momento aconselhamos que seja uma entrevista pessoal (física ou por telefone), ou seja, ainda não é hora de aplicar questionários pois queremos entender mais a fundo as necessidades e desejos do cliente.

Nesta etapa é realizada uma entrevista semi-estruturada, o que quer dizer que você tem um script de perguntas que precisa responder mas você deve também explorar outras linhas e ideias de acordo com o que for dito pelo entrevistado, abaixo um exemplo de script:

1-) Saiba com quem você está falando (Irá de ajudar na segmentação)
  • Obrigada por aceitar conversar conosco, estou fazendo uma pesquisa sobre [principal problema relacionado]. Antes de começarmos, você pode  me contar um pouco mais sobre você?
2-) Identifique se a pessoa tem aquele problema
  • Quando foi a última vez que você [principal atividade relacionada ao problema].
  • Qual o seu maior desafio ao fazer [principal atividade relacionada ao problema]. –> Esta é a pergunta chave para identificar se a pessoa tem o problema e se ele é forte o suficiente para ser mencionado. Você se sentirá tentado a “conduzir”, isto é, influenciar na resposta, contenha-se deixe que o entrevistado fale, investigue a fundo e  se não aparecer o problema que você “imaginava” está tudo bem, você deve continuar escutando pois podem aparecer ideias e outros problemas que você nem tinha imaginado.
3-) Entenda o problema
  • Porque isto é um problema para você?
  • Com que frequência você tem este problema?
  • Quão intenso este problema á para você? (Sugerimos utilizar uma escala, como por exemplo: De 1 á 5 qual a importância deste problema sendo 1 pouco relevante e 5 muito relevante)
4-) Saiba como a pessoa resolve atualmente o problema e o que pode ser melhorado
  • Você já tentou resolver este problema? Se sim, como você fez?
  • Como você descobriu esta solução?
  • Você esta satisfeito com esta solução?
  • Se não o que pode ser melhorado? E como isto pode ajudar?
5-) Mantenha contato para validar sua solução e peça indicações.
  • Estou trabalhando par resolver este problema. Posso entrar em contato para ter seu feedback com relação a solução?
  • Estou buscando entender este problema de diferentes perspectivas, você poderia me indicar 1 ou 2 pessoas pessoas, que tenham este problema, com quem eu possa falar?

Este vídeo mostra a aplicação real deste script e como executar a entrevista junto aos seus clientes.

Como saber que deu certo?

Não se desespere caso tudo pareça perdido nas primeiras entrevistas, acredite este é um processo muito mais difícil do que parece, encontrar o Market Fit (conexão do mercado certo com a solução certa) é processo árduo mas recompensador, por isso mantenha o foco e a persistência, entreviste no mínimo 15 pessoas antes desistir deste problema, mas se após as entrevistas você tiver seu problema invalidado, não se preocupe está é a melhor hora para isso acontecer, afinal quanto você investiu até o momento? 

Neste caso, pivote (utilize os feedbacks das entrevistas para ajustar o problema) ou volte a lista de problemas e teste outro.

Caso tenha encontrado 1 á 5 pessoas que validaram seu problema, comemore e volte a colocar os pés no chão, ainda não é suficiente, por isso analise as entrevistas entenda quem são essas pessoas e busque pelo menos mais 15 pessoas que sejam compatível com o perfil identificado.

Continue o processo até encontrar no mínimo 20 pessoas que tenham o problema que você identificou e que o consideram relevante. Estude essas pessoas, encontre padrões (segmentação), entenda como resolvem este problema e o que falta ou pode ser melhorado no que já existe, afinal de contas se existe um problema relevante ele já e resolvido, mesmo que seja da forma mais ineficiente possível.

Validou seu Problema? Você está pronto para o próximo passo Validação da Solução.

Não Validou seu Problema? Pivote.

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