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Hipóteses de Valor!

Hipóteses são uma proposição ou suposição ou o conjunto delas, de natureza criativa e teórica, aceitas ou não, admissível ou provável mas não comprovada ou demonstrada.


É muito importante entender exatamente o que é são Hipóteses de Valor. Interpretando a definição do dicionário, descrita acima, HIPÓTESE é aquilo que não é, mas que se imagina ou se supõe que seja. Em outras palavras, é aquilo que assumimos como verdade para que nossa empresa ou startup tomem determinados posicionamento em pontos críticos do negócio, e é nesses pontos que entra a palavra VALOR, estas hipóteses tem valor para o negócio, ou seja, são relevantes para o mesmo e por isso precisam deixar de ser hipóteses para isso devem ser VALIDADAS! OK, mas como?

Apresentamos o Ciclo CONSTRUIR-MEDIR-APRENDER, os 3 Passos para validar suas Hipóteses de Valor!

O ciclo CONTRUIR-MEDIR-APRENDER, desenvolvido por Eric Reis no livro Startup Enxuta, visa:

Transformar ideias em produto, medir como os clientes reagem e aprender, se for o caso pivotar ou preservar


Apesar do processo acontecer nesta ordem: Construir-Medir-Aprender, visto que é através do construir (MVP) que será possível medir e por consequência aprender, o planejamento ocorre no sentido inverso, Aprender-Medir-Contruir, uma vez que só saberemos o que construir quando soubermos o que queremos aprender.

Passo 1 – Aprender: O que precisamos aprender?

O primeiro passo compreende em definir quais serão as Hipóteses de Valor que serão verificadas, ou seja, quais suposições verdadeiramente relevantes para o nosso negócio devem ser confirmadas. Abaixo alguns exemplos:

  • Temos certeza de quem é nosso cliente?
  • O problema que nosso negócio resolve é reconhecido pelo nosso cliente?
  • A solução que estamos oferecendo é valiosa para nosso cliente? Ele está disposto a pagar?
  • Nosso modelo de negócio é aceito no mercado?
Passo 2 – Medir: Como vamos medir?

Para saber se estamos validando ou não a hipótese definida no passo 1 precisamos estabelecer um parâmetro do que será considerado sucesso ou insucesso, este parâmetro chamamos de “Contabilidade para Inovação”. Nesta é estabelecido um baseline, ou seja, um ponto de referência no momento inicial do processo e a partir deste definimos aonde queremos chegar se nossa hipótese for verdadeira e qual será nossa atitude em cada tipo de resultado, ou seja, quando vamos persistir e quando vamos pivotar.

Para tanto é preciso que Métricas Acionáveis sejam estabelecidas, ou seja, parâmetros que tenham significado real ao negócio e respeitem 3 características fundamentais:

  • Acionável: Causa e Efeito claros, cuidado com leituras mentais (análises subjetivas sem um fundamento evidente, para saber mais clique aqui)
  • Acessível: Simples e de fácil entendimento e acesso.
  • Auditável: Dados confiáveis e passíveis de validação junto aos clientes reais.

Atenção: Cuidado com as Métricas de Vaidade, aquelas que mostram a “face mais cor de rosa” dos dados, o famoso “me engana que eu gosto”, por exemplo o crescimento do número de usuários que não reflete em um crescimento de receita.

Passo 3 – Construir: O que será feito para validar a Hipótese?

Agora que já definimos qual a hipótese de valor que iremos validar (passo 1) e como saberemos se tivemos sucesso ou não (passo 2) chegou a hora de definirmos como de fato vamos validar a hipótese em questão de forma a ser possível medir o resultado conforme definido, ou seja, qual será o nosso MVP (mínimo produto viável).

MVP (mínimo produto viável) é a forma mais simples possível de realizar a validação descrita acima, ou seja, o que exatamente temos que fazer para validar ou não a hipótese em questão através dos parâmetros estabelecidos.


Por exemplo, para saber se o cliente tem um determinado problema, é preciso desenvolver um produto? Será que simplesmente perguntar ao mesmo se ele tem determinado problema já não irá comprovar ou não está hipótese?

Lembre-se, segundo Eric Reis, qualquer esforço extra, ou seja, que não seja o necessário, é desperdício, ou seja, o objetivo aqui é buscar o MVP mais simples e eficiente possível para a sua hipótese. Se você quer saber mais sobre os tipos de MVP leia este outro artigo.

Quer  saber mais ? Leia o livro que inspirou esse artigo 👉Startup Enxuta

Você já fez seu CANVAS? Sabe o que? Como fazer? Confere este outros Post aqui 

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