Tempo de Leitura: 3 minutos

Você quer empreender mas ainda não encontrou Aquela Ideia de Negócio?

Você acha que tudo já foi inventado?

Então este artigo é para você! Apresentamos 5 Dicas para ter Aquela Ideia de Negócio!

    1. Tenha Foco
    2. Escute, Olhe e Observe
    3. Resolva um Problema
    4. Olhe para o Futuro
    5. Nada se Cria tudo se Copia

***DICA EXTRA

1-) Tenha FOCO

Para se ter uma boa ideia de negócio é preciso ter FOCO, como já falamos neste post “5 Passos para Empreender do Zero”, ter um propósito é o primeiro passo para empreender isto porque, como aprofundamos neste outro  post “VISÃO e OBJETIVO”, o seu propósito, que se torna a sua visão, será o seu motivador para buscar seus objetivos mesmo diante das dificuldades, que sim elas irão aparecer.

Conhecendo seu propósito você entenderá o que te move, o que te inspira, o que você faria mesmo que não recebesse nada por isso, afinal se você está buscando empreender não é para trabalhar apenas por dinheiro!

Se você não sabe se o empreendedorismo é para você veja este post “O Empreendedorismo é um caminho para todos? “

 

“Para um barco sem rumo qualquer porto serve”

Você já deve ter ouvido esta frase, se você não tiver um FOCO as possibilidades são infinitas e ficará difícil saber aonde olhar e que caminho seguir, por isso através do seu propósito você deve responder “Quais as causas, áreas, problemas que você gostaria de atuar ou resolver?”.

Assim o seu alvo ficará mais claro e objetivo.

2-) Escute, Olhe e OBSERVE

 Olhe ao seu redor, as melhores ideias são as orgânicas, ou seja, aquelas que surgem naturalmente, de uma necessidade pessoal ou identificada em sua rede.

Mas olhar para onde??

Olhe para dentro de si, se pergunte, na área que você decidiu ter foco, o que você sente necessidade e que ainda não tem solução, ou o que poderia ser melhorado nas soluções que tem hoje?

Fale com amigos, familiares, com o mercado, pergunte a eles quais são suas necessidades relacionadas a sua área de atuação, se o que o mercado oferece é satisfatório, o que falta, o que pode ser melhorado.

Entre em sites de reclamação de concorrentes e veja as reclamações, busque pontos que você possa resolver ou melhorar.

Participe de feiras, redes sociais, leia notícias, se envolva ao máximo na área selecionada.

3-) Resolva problemas não invente eles

 O maior erro quando se está buscando Aquela Ideia de Negócio é se ter uma ideia, abraça-la, ama-la e considera-la perfeita simplesmente porque é perfeita para VOCÊ, mesmo que ninguém mais ache isso!

Uma boa ideia de negócio se baseia no fato de que ela resolve um problema, uma necessidade e por isso ela é amada e desejada por um grupo de pessoas.

Por isso não crie um problema para chamar de seu, resolva um problema real, de um grupo de pessoas reais e significativos.

Não adianta inventar o melhor, mais perfeito, completo e inovador leitor de DVD se ninguém tem essa necessidade, alguém ainda tem leitor DVD?

Para realizar essa validação utilize o ciclo Construir-Aprender-Medir.

4-) Olha para o futuro

O que será necessário?

Uma grande ideia de negócio deve ser sustentável ao longo do tempo, deve estar adequada as normas, princípios e valores da sociedade, deve resolver um problema e atuar em uma área que irá existir, pelo menor, por alguns bons anos.

Saiba quais são as áreas que estão em alta, o que a sociedade irá precisar quando este momento chegar? Porque não pensar em um negócio do futuro, em uma necessidade identificada que se terá amanhã.

“Pense fora da caixa, imagine um futuro dos Jetsons”

Aprenda, estude, leia, mantenha-se atualizado, existe inúmeras entidades, universidades, sites olhando para esse Futuro!

Y Combinator uma das maiores aceleradoras de startups criou uma lista das áreas de potencial interesse:

  1. Educação – Edutechs
  2. Saúde – Health Techs
  3. Agronegócio – Agrotech
  4. Finanças – Fintech

Quer saber mais aonde aprender? Veja este artigo aqui.

5-) Nada se Cria Tudo se Copia

Um dos princípios de uma Startup é “Inovação” e inovação não é necessariamente criar a roda, pode ser apresentar a roda para quem não a conhece, neste caso você estará trazendo uma inovação para aquelas pessoas.

Pesquisa, viaje, conheça o que está acontecendo no mundo, como os problemas e as necessidades identificadas estão sendo atendidas em outros países, cidades, bairros?

Se pergunte, é possível replicar? É possível Melhorar? É possível Adaptar?

DICA EXTRA:  Faça um “Brainstorming”  

Escute, Olhe, Observe, Aprenda o máximo possível, e ai, só ai, realize uma chuva de ideias ou “Brainstorming” de todos os problemas, de todas as ideias que surgirem na sua mente, neste momento não é hora de realizar filtros apenas escrever tudo o que vem a mente.

Só então comece a analisar, selecionar, filtras suas Ideias. Quer saber mais sobre “Brainstorming” veja este outro artigo.

Este é só o começo desta jornada, mas certamente você já superou muitos obstáculos!

Deixe suas dúvidas, comentários ou sugestões de tópicos.

Lembre-se Estamos aqui para te Ajudar!

Related Posts

Deixe o seu Comentário