Mínimo Produto Viável ou famosinho MVP
MVP (mínimo produto viável) é a forma mais simples possível para se realizar a validação das hipóteses de valor, nada a mais nem a menos do que o minimamente necessário, isto é, utilizando o mínimo de recurso, tempo e esforço para validar, ou não, as hipóteses através dos parâmetros estabelecidos. Quer saber mais sobre como validar suas hipóteses de valor? Leia este outro artigo.
O que não é um MVP?
Um MVP não é um produto inacabado, nem algo que não tenha função nenhuma, a figura ao lado demonstra a diferença entre o que É e o que NÃO é um MVP. Vamos entender o raciocínio juntos com o exemplo ao lado:
- O produto que queremos desenvolver é um Carro;
- O objetivo deste produto é a locomoção das pessoas do Ponto A para o Ponto B;
- Queremos realizar uma validação de nossa hipótese de valor em que acreditamos que as pessoas buscam por meios mais rápidos para se locomover;
- Para tanto qual é o Mínimo Produto Viável? Uma Roda do nosso futuro carro ou um Skate?
O MVP está diretamente relacionado as hipóteses que queremos confirmar, abaixo iremos apresentar 5 tipos de MVP voltados, principalmente, para validação da solução.
Os 5 Tipos de MVP
1-) Teste Fumaça
Este teste se baseia no conceito de “Onde há Fumaça, há Fogo”, ou seja, você solta a “fumaça” que é anuncio/divulgação de um produto ou serviço com o objetivo de medir o interesse de seus clientes pelo “fogo” aparente, ou seja, pelo produto ou serviço de fato, o qual não necessariamente precisa estar pronto.
O principal objetivo deste tipo de MVP é medir o nível de interesse dos seus clientes e captar contatos e dados dos mesmos.
2-) Mágico de OZ
Este MVP se baseia na oferta de uma automação/função que inicialmente se utilizará do conceito de “mágica”, ou seja, para o usuário é uma atividade feita com o uso da tecnologia entretanto, neste momento, é realizado manualmente. O melhor exemplo para este tipo de MVP é o vídeo do Waze, vale a pena conferir !
O principal objetivo deste tipo de MVP é validar o interesse nas funções automatizadas e tecnológicas antes de desenvolver as mesmas de fato.
3-) Protótipo
O protótipo segue o seu conceito literal que é “aquilo que foi criado pela primeira vez, servindo de modelo ou molde para futuras produções“, ou seja, é uma versão simplificada, entretanto funcional, do produto que será vendido.
O principal objetivo deste tipo de MVP é avaliar a utilização e aceitação dos clientes, principalmente daqueles conhecidos como adotantes iniciais, indicando as melhorias e funções de maior relevância para as novas versões.
4-) Teste A/B
Este teste consiste em comparar duas ou mais versões de um produto ou serviço, o mais importante neste teste é ser capaz de medir os resultados individualmente e com os mesmos parâmetros.
O principal objetivo deste MVP é saber qual das duas hipóteses tem maior relevância para os clientes, pode se testar desde identidade visual, mensagem até funções de produtos.
5-) Vídeo
O MVP vídeo deve apresentar as informações que a hipótese quer validar, mesmo que as mesmas não tenham sido desenvolvidas de fato. Um ótimo exemplo deste MVP é a Dropbox que apresentou e vendeu sua proposta de valor antes mesmos de desenvolve-la, confere o vídeo.
O principal objetivo deste tipo de MVP é validar o interesse e aceitação de determinada hipótese.
Existem diversos outros tipos de MVP, por isso reforçamos que é fundamental você saber qual o objetivo do mesmo, isto é qual é a hipótese de valor que se quer verificar.
Quer saber os 5 Passos para Empreender do Zero? Confere este outros Post aqui
Deixe suas dúvidas, comentários ou sugestões de tópicos. Estamos aqui para te Ajudar!