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Tempo de Leitura: 7 minutos
A primeira bolacha do pacote é das redes sociais!

 

Voltamos com mais conteúdos sobre Marketing Digital!! Você provavelmente já leu nosso artigo sobre os canais “orgânicos” e viu que falamos rapidamente sobre as redes sociais (se não viu é só clicar aqui para conferir), mas como você sabe, temos TODAS aquelas redes conhecidas, além de muitas outras espalhadas pelo mundo, por isso fizemos um artigo apenas sobre “Elas”, as Redes Sociais!

A empresa DOMO, plataforma de BI e dados, publicou no mês de setembro o mapeamento de utilização de cada rede social por minuto em um dia. E o resultado são esses números estratosféricos que você vê no infográfico abaixo: 

Imagem: Linkedin DomoImagem: Linkedin Domo

Mas afinal, quais são as principais redes sociais?

Já deu pra entender que existe um mundo de possibilidades de postagens em redes sociais. Mas o ponto crucial dessa análise do infográfico acima é entender qual é o papel de cada uma, o seu diferencial, e porque é tão importante e fundamental estar presente nelas.

“É verdade, as Redes Sociais são um mar de complexidade! Mas, mar calmo nunca fez bom marinheiro”.


Você vai falar que “é difícil”, “é muito complicado trabalhar com elas”, ou que “são muitas redes pra gerenciar”. Sim, mas fica calmo, nós estamos aqui pra ajudar você! 

Fizemos uma lista das mídias e redes sociais mais importantes do mundo (e mais usadas no Brasil), assim você pode começar a aproveitar todo o potencial delas agora mesmo:

Facebook
Número de usuários: + 2,6 bilhões*

O Facebook é a maior rede social do mundo. E não é à toa: nenhuma outra rede conseguiu tomar conta da internet tão exponencialmente como ela. Ela conseguiu reunir de forma majestosa todas as necessidades do usuário em um só lugar. Um sucesso até hoje e que vem dividindo espaço com outras redes de mesma importância. 

Além de ser focada em seus usuários, ela é uma das principais formas de geração de oportunidades, conhecimento de marca, aquisição de clientes e vendas para qualquer empresa.

E os principais benefícios são:

  • Oportunidade de “sair da caixinha”: o Facebook pode e deve ser considerado com um canal de grande oportunidade pra entregar conteúdo relevante e de forma inovadora.  Uma das estratégias, além dos formatos disruptivos que eles oferecem, é o uso personalizado do Messenger, o aplicativo de mensagens que vem com o Facebook e que conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos. 
  • Campanhas para seu público: através do Facebook Ads, é possível criar anúncios apenas para o seu público segmentado direcionando os usuários para o seu site, para um download, ou para um engajamento na publicação. Depende muito do seu objetivo de campanha (KPI).
  • Maior rede social do mundo: todas as marcas e grande parte das pessoas do mundo estão lá e, apesar da concorrência por atenção no Facebook, o volume de procura é gigantesco, então pode aproveitar;

Nessa plataforma você pode e deve sempre manter uma comunicação orgânica, com publicações para engajamento ou direcionamento ao site, assim como uma estratégia complementar com anúncios pagos, onde você fala com um público que você defini através das segmentações da ferramenta e com uma mensagem diferenciada, aumentando a chance de conversão. 

O mundo ideal para uma veiculação é alcançado depois de muitos testes, desde segmentação, até peças, botões, textos, imagens, direcionamento, e etc. Então, se joga com moderação nessa ferramenta. 

Youtube
Número de usuários: + 2 bilhões*

Estamos vivenciando o auge do Youtube. Tenho certeza que você viu algum vídeo na plataforma essa semana. Certo? Muito disso se deve ao crescimento da presença de marca e canais com conteúdos de vídeo no marketing digital. E hoje em dia não existe plataforma melhor pra hospedar seu vídeo.  

A plataforma possibilita uma rápida disseminação em massa, onde atualmente existem verdadeiras comunidades. Sejam eles influenciadores ou empresas tentando transmitir seu conteúdo, o Youtube se tornou uma mídia imprescindível para qualquer indivíduo.

Fundado em 2005 e comprada pelo Google em 2006, ela tem tudo para continuar seu crescimento gigantesco nos próximos anos.

Os principais benefícios:

  • Possibilidade de investir: é um canal que pode entrar na sua estratégia de divulgação do seu produto ou conteúdo, uma vez que ele também possibilita a compra de espaço publicitário para um público segmentado. 
  • Probabilidade de alcance: 5 bilhões de vídeos são assistidos no Youtube todos os dias e esse número tende a crescer ainda mais. Estima-se que, até 2020, 80% do tráfego da Internet deve vir de conteúdo audiovisual;
  • Mix variado de conteúdo: assim como alguns outros canais, o ferramenta permite uma variedade de conteúdos e dinâmicas diferenciadas. Sabemos como é possível diversificar o que você mostra para o seu público por meio de vídeos;
  • Monetização: existem pessoas que vivem apenas de seus vídeos sobre diversos temas  no Youtube e a rede já criou verdadeiras celebridades. Muito disso é devido à possibilidade você monetizar seus vídeos e garantir uma grande receita.
WhatsApp
Número de Usuários: + 2 bilhões de usuários*

Talvez a rede social mais popular do Brasil, o WhatsApp está com a gente em todos os minutos do nosso dia. Afinal, ele é um verdadeiro facilitador na comunicação com outras pessoas e pode ajudar no momento de conversa com seus consumidores. 

Baseado na troca de mensagens em tempo real, é a maior plataforma do mundo com essa função e é uma ótima maneira de manter o relacionamento com seu público.

O principal benefício:

  • Praticidade: ele já é presente em nossas vidas e é talvez a porta mais fácil de um usuário ter contato com sua marca. Principalmente para pequenas empresas locais, ele é uma forma de SAC assim como o Messenger, mas é principalmente um grande aliado para a compra e venda de produtos, sendo um facilitador para essas transações. 
  • Simplicidade: é uma ferramenta simples e que te ajuda na correria do dia-a-dia. Você consegue programar mensagens automáticas, facilitando a respostas e relacionamento com o usuário. 

Além disso, com a recente chegada do WhatsApp Business, a relação entre o consumidor e marca na plataforma se concretizou ainda mais e deve começar a atingir outros níveis mais profissional. Em breve, teremos marcas efetuando compra e venda direto pelos meios de pagamento do aplicativo, que deve ser lançado em breve. 

Instagram
Número de usuários: + 1 bilhão*

Uma das mídias sociais mais importantes e com maior crescimento nos últimos anos, precisamos dar o devido crédito pra essa plataforma. Com muitas funcionalidades e em constante mudança, é uma rede que só vê seus números de usuários crescer consideravelmente. Aposto que antes de acessar esse conteúdo você estava “passeando pelo seu feed”!

Os milhões de usuários do Insta aproveitam das possibilidades do aplicativo pra compartilhar momento do dia através dos stories, assistir lives sobre temáticas que estão em alta, compartilhar e comentar em postagens de marcas, amigos ou familiares. São diversas possibilidades para o usuário descansar a cabeça e uma nova forma de vender online. 

Os principais benefícios do Instagram:

  • Mil oportunidades: com tantas funcionalidades, o Instagram é um poço de oportunidades para qualquer marca. De lives em tempo real até Stories, o insta oferece inúmeras  possibilidade de expor produtos e serviços da marca;
  • Inovando: e por que isso é vantajoso para você? Porque cada inovação é uma nova chance de se relacionar com seu consumidor, de forma diferenciada e com possibilidades de mudar o formato dos seus conteúdos e anúncios;
  • Visibilidade: nós sabemos da importância de ter um conteúdo atrativo para mostrar sua empresa ou produto. Por isso, é importante manter uma página atualizada e chamativa. 
  • Anúncios: a rede social com um dos maiores engajamentos, é também a plataforma ideal para venda e veiculação de campanhas. Por isso, aproveite esse canal pra segmentar para o seu público alvo e aumentar os seus objetivos. 

Existem várias dicas ricas de conteúdos para utilizar o máximo da ferramenta, como por exemplo lives, enquetes, quis e muitos outros formatos. 

TikTok
Número de usuários: + 800 milhões*

O TikTok explodiu esse ano de usuários e gerou memes até dizer chega entre famosos e amigos! A ferramenta cresceu bastante aqui no Brasil nesse ano. Além de vídeos com fundos musicais, hoje a rede já conta com uma ampla gama de formatos que vão do modelo educacional ao de entretenimento.

Os principais benefícios do TikTok:

  • Rede social crescendo entre os usuários mais jovens;
  • Formatos de vídeos variados, com diversas minutagens e possível canal de espaço publicitário;
  • Alta visibilidade pra quem está começando no mundo de produção de conteúdo;
  • Fácil utilização para os usuários e marcas.
LinkedIn
Número de Usuários: + de 675 milhões de usuários*

Além de ser um portal importante para conexões profissionais, é muito utilizado por marcar como principal plataforma de recrutamento de talentos e potencializador de carreiras. É um canal onde o “tom de voz” das publicações são mais formais e onde fala sobre a marca e temas que estão em alta no momento.   

Os principais benefícios:

  • Carreira: o Linkedin é uma rede entre profissionais e onde muitos estão buscando colocação profissional ou realocação. Por isso, pode ser uma porta de entrada para grandes candidatos;
  • Oportunidades de negócio: por ter um perfil empresarial, essa rede centraliza os tomadores de decisões dentro das empresas. E, por isso, é um verdadeiro pote de ouro para a geração de oportunidades de negócios e campanhas para público alvo mais difícil de encontrar como CEOs, Donos de empresas ou segmentação de cargos;
  • Visibilidade: também é um portal onde temas mais sérios podem ser conversados além de abrir espaço pra divulgação de conteúdos do blog ou divulgação de notícias do setor de atuação.
Twitter
Número de usuários: + 330 milhões*

Essa rede social é palco de grandes debates político-sociais e, apesar da queda de alcance e engajamento, ela continua relevante como um espaço onde os usuários compartilham opiniões e rotinas! E, por isso, é uma plataforma muito vantajosa para as marcas, onde costumam trabalhar com um alto indice de resposta como SAC. 

Os principais benefícios do Twitter:

  • Relacionamento com usuários: por ser uma plataforma muito pessoal para a maioria das pessoas, as marcas possuem maior probabilidade de criar conexões com aquilo que realmente importa para seus fãs e até mesmo entendê-los melhor;
  • Fortalecer o posicionamento: como comentado, essa rede é palco de expressão para usuários e personalidades, e pode ser para sua marca também!
Pinterest
Número de Usuários: + de 320 milhões de usuários ativos

Apesar de ser uma plataforma de busca (mas muito voltado pra imagens), o Pinterest acaba sendo subestimado. No entanto, ele pode ser um grande diferencial para as marcas que souberem utilizá-lo com inteligência e estratégias pensadas para posicionamento de marca. Por ser uma mídia visual, com imagens, vídeos e gifs funciona como um repositório de ideias e necessidades para uma vontade do usuário.

Os principais benefícios do Pinterest:

  • Ser encontrado: o Pinterest é utilizado todos os dias por milhões de usuários e, por isso, tem um volume de pesquisas gigantesco. Assim como no Google, as chances de você ser encontrado ao fazer uma boa estratégia de SEO são grandes;
  • Afirmação como referência: se as pessoas estão ali para encontrar referências e sua marca produz conteúdo realmente agregadores, você está um passo a frente de seus concorrentes como autoridade e referência para seus consumidores.
  • Investimento: outra ferramenta onde você também pode investir para alavancar o número de seguidores e engajamentos com as suas publicações. Também é possível fazer uma segmentação de acordo com o seu segmento. 
 

As possibilidades de veiculação são muitas mas colocamos aqui as principais. Então comece a estudar cada uma depois de ler nosso resumo e acompanhe as novidades por aqui. Por que agora, vamos começar a falar de cada uma individualmente! Boas práticas e bora dar o ponta pé inicial. O que acha?

Comenta aqui se você quer saber mais detalhe sobre as possibilidades das redes sociais. Alias, não esquece de seguir o Idea Partner em todas elas!

Compartilha com a gente, o que achou desse artigo? Lembre-se estamos aqui para te ajudar!

*Dados de usuários das redes sociais

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