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5 dicas na hora de criar sua campanha no facebook e/ou instagram!

Você que está começando nesse universo de criar campanhas online para sua marca, já deve ter lido nosso artigo sobre as  redes sociais mais utilizadas  e sobre os canais com maior alcance. Mas sabemos que hoje, a rede social com mais alcance é o Instagram e Facebook, e sabemos da importância de estar presente nessas redes sociais. Pensando nisso achamos legal elencar em 5 dicas os principais direcionais no momento de criar sua campanha online nessa rede social e evitar qualquer falha ou falta de informação. 

Vamos lá?

 

1. Teste sua campanha

Somente depois de dar “play” na veiculação é que encontramos inconsistências nas informações no ads. Por isso, a nossa primeira dica e, se bobear, a mais importante de Facebook Ads é o teste de campanha, que costuma ser pré-requisito para qualquer ação de marketing digital.

O primeiro passo é se certificar de que o usuário impactado pela campanha atingirá o objetivo que você planejou. Coloque-se no lugar dele e imagine o que vai acontecer depois que o usuário clicar no seu post. Para ajudá-lo, siga este check-list:

  • A segmentação da campanha está de acordo com a peça?
  • Existem erros de ortografia ou gramática nos textos do anúncio ou nas páginas de destino?
  • landing page para a qual o anúncio direciona está funcionamento?
  • O texto e as imagens representam bem a proposta de valor do seu produto ou serviço?
  • Há uma página de agradecimento após o lead preencher o formulário?
  • O formulário está integrado com sua automação de marketing?
  • Existe um fluxo de automação preparado para manter o relacionamento após ocorrer a conversão do visitante em lead?

Uma vez atendidos esses pré-requisitos, você já pode seguir em frente com a veiculação da sua campanha. Ao cometer qualquer erro, mesmo com um alto investimento, as possibilidades de alcançar bons resultados diminuem.

 

2. Instale o pixel do Facebook para acompanhar os resultados no site

Para melhorar uma campanha, você vai precisar analisar seus resultados bem de perto. Para isso, na etapa de criação das campanhas, o ideal é seguir as boas práticas da plataforma. Com os anúncios no ar, ficará muito mais fácil identificar qual deles obteve o melhor desempenho e, assim, otimizá-lo para diminuir o Custo por Lead (CPL).

Para começar, você precisa instalar o pixel do Facebook, um pequeno trecho de código HTML que deve ser instalado no seu site. Entre suas principais funções, estão:

  • Calcular a taxa de conversões realizadas a partir da campanha;
  • Criar uma lista de retargeting, fazendo com que as pessoas que visitam seu site sejam impactadas pelos seus anúncios no Facebook em um momento mais propenso;
  • Criar uma lista de público semelhante, conhecida como Lookalike Audience, que servirá para expandir a audiência dos seus anúncios e encontrar personas com alguma similaridade de interesse.

Para resgatar o seu código, acesse o Gerenciador de Anúncios. Depois siga o passo a passo abaixo:

1 – Clique no botão do menu e depois no botão grifado.

como inserir o pixel no facebook

 

2 – Escolha a opção grifada, web. 

como inserir o pixel no facebook

3 – E em seguida clique em Pixel do Facebook, a opção grifada. 

como inserir o pixel no facebook

 

3. Procure atingir um público com maior potencial de compra

É um erro investir em aumento de tráfego e direcioná-lo diretamente para sua página de produto ou serviço. Isso porque a maior parte do seu público está distante do estágio de compra. Portanto, o objetivo da sua campanha deve ser amadurecer seus leads e seus potenciais clientes.

Como fazer isso? Aliar sua estratégia de mídia paga ao inbound marketing e a uma boa gestão de leads é um dos nossos maiores aliados. Promova anúncios para o público que não conhece sua marca, oferecendo conteúdos e informações sobre o seu negócio em troca de informações como nome, e-mail, área de atuação, etc.

A partir dessas informações, você desenvolverá um relacionamento com seus leads, nutrindo-os de mais conteúdo até que eles estejam prontos para se tornar clientes. Para quem já tem uma base de leads, uma boa dica é criar campanhas de Público Personalizado, dentro da aba de audiências da sua página do facebook. 

 

4. Evite as métricas de vaidade

Número de visualizações e comentários nos anúncios, curtidas na sua página, seguidores no Twitter, etc. até impressionam. Porém, você não deve confundir essas métricas com resultados efetivos. Por isso os chamamos de métricas de vaidade.

Por outro lado, se o seu objetivo é gerar awareness e usar seu orçamento na aquisição de fãs para sua página, tudo bem. Porém, o único resultado será o aumento da credibilidade, já que o impacto na estratégia de vendas será mínimo.

Para aumentar suas vendas, sua campanha deve ser focada em conversão. Você sentirá o retorno sobre o investimento tanto em curto prazo, quando realizar uma venda, quanto em longo prazo, ao trabalhar o aumento de aquisição de novos leads.

objetivos campanhas de facebook

 

5. Utilize o URL Builder para rastrear seu tráfego

Apesar de permitirem mensurar toda e qualquer ação, algumas ferramentas de marketing digital não são capazes de diferenciar o tráfego pago do orgânico. É o caso do Google Analytics, por exemplo.

Felizmente, o próprio Google oferece uma solução para este problema: o URL Builder. Com este recurso, você pode rastrear criteriosamente a origem do tráfego. Para isso, inclua as tags em “marcações de URL”, disponível na opção avançada do anúncio do Facebook Ads. Entenda melhor como fazer isso nesse post do blog do Resultados digitais: Como rastrear Facebook Ads no Google Analytics.

Se tiver alguma dúvida entre em contato com a gente, será um prazer ajuda-l@!

Quer mais dicas sobre Marketing Digital? Leia este outro artigo aqui!

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