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Conhecer bem o seu cliente é um passo fundamental para o sucesso da sua empresa!

Entender o que o cerca, como pensa, vê, age e se comunica nos ajuda a entender suas necessidades e o melhor produto para atende-las!

Ferramentas como a PERSONA e o MAPA DA EMPATIA te ajudarão neste processo de “intimidade” e entendimento  da  personalidade, valores, princípios, desejos, ansiosos e principalmente suas necessidades mais profundas do seu cliente!

Está “intimidade” é o que garantirá o Market Fit,  ou seja, aquele momento mágico em que o produto certo encontra o cliente certo e fogos de artifícios explodem no ar!

3 PASSOS PARA CONHECER PROFUNDAMENTE O SEU CLIENTE
Passo 1: Segmente o seu Mercado

O primeiro passo é a segmentação do seu mercado, ou seja, saber quem é e quem não é o seu cliente, dizer “meu produto é para todo mundo” é o primeiro passo para o fracasso, para saber mais sobre segmentação veja este artigo!

Passo 2: Desenhe a sua Persona

Uma vez que você definiu o seu público, ou segmento de mercado, é preciso gerar empatia com o mesmo, ou seja, conhece-lo mais profundamente.

Para isso nada melhor do que desenhar a sua PERSONA, ou seja, um personagem que representa o cliente ideal, o mesmo deve ter nome, idade, profissão, local de nascimento, hobbies, valores, preferências, crenças, sonhos, anseios e tudo mais!

DICA: Pense no seu melhor cliente, aquele que sempre compra seu produto, que defende a sua marca e veste a camisa da empresa!

Para te ajudar nesse processo deixamos o infográfico abaixo para que você preencha com a sua persona!

Persona

 
Passo 3: Mapa da Empatia

Uma vez que você tenha a sua persona desenhada é hora de se relacionar com ela, chame-a para tomar um café, tenha uma boa e profunda “conversa” com esse “personagem”.

Será através dessa conversa que você poderá desenhar o MAPA DA EMPATIA, uma ferramenta que te ajudará a entender mais profundamente este novo ser, sendo capaz de se colocar em seu lugar!

Para isso use o modelo abaixo para preencher 6 dimensões:

Você também pode fazer online neste link!

  1. O que ele SENTE e PENSA?
    • O que valoriza? O que realmente importa?
    • Quais suas preocupações?
    • Quais são seus medos e aspirações?
  2. O que ele ESCUTA?
    • O que os colegas, amigos, família, chefe falam?
    • Quais mídias consome? Quais suas fontes de informação?
    • Quem o influência?
  3. O que ele VÊ?
    • O que está ao seu redor? Aonde circula?
    • Com quem trabalha?
    • Com quem convive?
  4. O que ele FALA e FAZ?
    • Quais são seus comportamentos em público?
    • O que fala, quais são seus comentários?
    • Como se veste? Qual sua aparência?
    • Como se relacionada?
  5. DOR e Fraquezas
    • Quais suas dificuldades/obstáculos?
    • Quais seus Medos?
    • Quais são suas Frustações?
  6. O QUE GANHA ELE?
    • O que busca?
    • Quais são seus Desejos/Necessidades?
    • Como mede o sucesso?

DICA EXTRA: Pesquise e Valide a sua leitura no mapa da empatia!

A melhor forma de fazer isso é ir para o mundo real e buscar a sua “PERSONA” no mundo real, aplicando a mesma técnica, validando e ajustando o seu “manual” do cliente.

Tenha certeza, quanto melhor conhecer o seu cliente, maiores serão suas chances de sucesso!

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