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Montando uma estratégia de redes sociais!


Você já deve ter ouvido falar sobre as redes sociais e a importância de estar presente em cada uma delas, certo? Mais do que isso, você já deve ter lido nosso conteúdo sobre redes sociais e mídias orgânicas, né? Seu público alvo está nas redes sociais e esperando pelo seu produto.  Então o que vocês acham de falarmos sobre estratégia das redes sociais?

É sobre isso que esse artigo vai falar. Sobre a melhor forma de aproveitarmos ao máximo todos os canais e pontos de contato com o seu cliente com uma estratégia de marketing online integrada e pensada no consumidor. Vem conhecer as vantagens de começar a pensar em estratégias pras redes sociais:

 

1. Defina os objetivos

Não é só de visibilidade que uma empresa vive, e as redes sociais estão presentes para trabalhar a imagem do seu negócio e buscar atingir suas metas e objetivos. 

E quando falamos de objetivos, estamos falando de muitas possibilidades dentro do mundo das redes sociais. Então antes de iniciar qualquer estratégia você precisa identificar qual é a necessidade do seu negócio. Sempre comento que um planejamento ajuda a direcionar quais são as melhores redes pra cada objetivo e qual tom de voz deve ser usado em cada uma. 

 E os objetivos podem ser:

  • Aumentar o volume de visitas no seu site: conteúdos atraentes e call to actions direcionados podem fazer a diferença no momento da ação do cliente. Use as redes sociais como o seu “Seja bem-vindo” na loja física!
  • Gerar awareness/visibilidade da sua marca: crie conteúdos de qualidade e que mostre os valores da sua empresa. Conteúdos rápidos e fácil lembrança, além de manter uma constância de divulgação. Não esqueça dos influenciadores – famosos que divulgam sua marca para os próprios seguidores.
  • Geração de cadastros e contatos: justifique ou dê motivos para o usuário se cadastrar no seu site ou nas suas redes sociais. Dê algo em troca: uma live sobre um tema importante, um ebook, um conteúdo personalizado. Lembre-se: dados são importantes e devem ser guardados de acordo com a LGPD e com segurança. 
  • Vendas, vendas, vendas: é possível divulgar seu produto com o objetivo principal de venda, onde você promove suas publicações direcionando para a página do produto que você quer vender. Nesse momento, aumente o volume de postagens e segmente o máximo possível para ser bem assertivo. 
  • Trabalhar com o SAC – Serviço de atendimento ao cliente: as redes sociais ajudam a humanizar a marca, diminuindo assim a distância entre empresa e cliente. Dessa forma, você consegue identificar dores e atuar em cima de soluções rápidas, além de conseguir responder com agilidade qualquer reclamação. 
  • Fidelizar clientes: Por fim, a sua estratégia de mídias sociais pode ser a forma ideal para reforçar a relação com a sua audiência. Uma vez que uma compra foi feita, é o momento de agregar valor à sua imagem e interagir por outros canais, além do de vendas. Responda todas as consultas e comentários que apareçam, essa postura ajuda a criar uma relação de confiança com seus seguidores e aumenta as possibilidades de que este cliente volte e escolha o melhor – você
2. Saiba mais sobre as redes sociais

Estude, estude e estude mais um pouco. Leia tudo que encontrar sobre cada rede que te interessa. Dessa forma você vai conseguir entender as funções e como cada um complementa sua estratégia online, além de identificar onde estão o maior potencial de retorno para a sua marca de acordo com os seus objetivos. 

É possível fazer cursos online, participar de webinars e eventos, acessar o site corporativo das redes sociais onde eles possuem conteúdos ricos de como operar suas ferramentas, além de insights pra atingir seus objetivos. Aprender a operar ou entender como elas funcionam é essencial para o melhor alinhamento do seu negócio.

Você já deve seguir o Idea Partner no instagram, e em todas as outras redes. E seguir diversos perfis é o ponto forte para entender como as redes funcionam e qual é o tom de voz usado em cada uma.

 

3. Conheça seu público
  • Quem é seu público?
  • O que eles fazem enquanto estão online?
  • Em quais mídias eles estão?
  • Como eles utilizam cada rede social?

Já falamos sobre persona nesse conteúdo aqui no blog. Mas recapitulando, você precisa definir qual será o seu público alvo antes de entrar em todas as redes sociais. É preciso identificar com quem você quer falar, e então, personalizar a comunicação desse canal e assim investir esforço e até dinheiro com o passar do tempo.

Por isso colocamos as perguntas acima. Para escolher em qual rede seguir você precisa responder essas perguntas e ter as respostas claras na sua cabeça!

 

4. Analise o desempenho de sua estratégia.

Para ter uma estratégia sustentável a longo prazo você precisa parar um pouco e começar a analisar o desenho das suas redes. Precisa identificar todos os pontos fortes que fizeram seus resultados chegar até aqui, ou os pontos fracos que não impactaram positivamente as suas redes. 

Você precisa saber qual é o alcance das suas publicações, o volume de impressões, qual o melhor horário ou dia da semana pra publicar seu conteúdo, e em qual rede funciona determinado tipo de posicionamento. E a análise precisa ser perene e cíclica, pra que rotas de insucesso sejam corrigidas rapidamente. Lembrando que as próprias ferramentas fornecem esses dados pra análise. 

Além disso, é importante sempre verificar quais são os temas que trouxeram maior quantidade de engajamento. Isso porque, essas análises, servirão de insights/ideias para criação de novos conteúdos na mesma categoria. Assim, você consegue manter a temática que o seu público alvo demonstrou maior interesse e realimenta a sua estratégia fazendo leves adaptações. 

 

5. Pense na logística

É importante você conseguir manter uma cadência. Manter uma frequência de publicações. Não adianta você criar um canal se não vai conseguir alimentar com novidades e/ou assuntos de qualidade que vai ajudar o seu canal a ganhar relevância. Se você não tem os recursos e tempo necessário pra fazer um vídeo, por exemplo, não adianta criar um canal no youtube nesse momento. 

Nós sabemos que muitas vezes não vale a pena entrar em uma rede só pra estar por lá. Isso pode até prejudicar seu negócio. Então comece com as redes que identificar que seus concorrentes ou público alvo estão, e comece por ai. Tenha foco e saiba gerenciar seu tempo e seus esforços. 

 

E é isso pessoal. Tenho certeza que muitos outros critérios precisam ser levados em conta no momento da criação da sua estratégia, mas nossa ideia é te ajudar e dar um norte de onde começar. A decisão de qual rede social é importante para o seu negócio vai aparecer com o tempo. Além disso, as variáveis podem mudar de acordo com o momento do mercado, então mantenha-se atualizado com as novidades que surgem. 

Nosso objetivo é que esses 5 passos aqui em cima te deem um direcional de como seguir e estamos sempre prontos pra te dar o suporte necessário nesse mundo online. 

Compartilha com a gente, o que achou desse artigo? Lembre-se estamos aqui para te ajudar!

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