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Por que o marketing digital é a última bolacha do pacote? 

O momento que estamos vivendo fez com que a mudança digital esperada para 5 anos acontecesse em 5 meses. Tenho certeza de que você já ouviu falar de marketing digital, redes sociais, mídias digitais, marketing online e todos os temos possíveis e imagináveis sobre como começar a sua marca no mundo que fica na “palma da nossa mão”. Pois é!

O marketing digital surgiu há pouco tempo e já conquistou o coração de muitas marcas (e pessoas de TODAS – repito, TODAS – as idades) ao redor do mundo. E com ele, a possibilidade de alcançar muitas outras pessoas em qualquer canto do planeta. Hoje o marketing digital faz parte do dia a dia dos consumidores e está adaptando-se de acordo com o mundo VUCA que vivemos.

E para você ter uma ideia das mudanças, que tal dar uma olhada nesses dados?

  • 92,1% das empresas estão nas redes sociais;
  • 69,3% das empresas utilizam o SEO como uma de suas estratégias;
  • 71% das empresas adotam o marketing de conteúdo;
  • 98,8% das pessoas já compraram em uma loja virtual;
  • E nos próximos 5 anos, o digital será responsável por 75% dos gastos das empresas no setor.

Fonte:Social Media Trends

Ficou claro como o mercado digital é promissor e vasto para as empresas de qualquer porte? São muitas ações, estratégias, táticas, testes de redes sociais, posts e muitas possibilidades para adentrar esse meio.

Se você quer saber como começar, quais as principais redes sociais para o seu negócio e quer entender mais sobre o marketing digital, vem com a gente.


E como diria meu pai, “o que é Marketing Digital”?

O marketing digital é bem parecido com o marketing tradicional, mas com uma diferença gritante, já que suas ações são todas voltadas para as pessoas que se encontram na internet. Uma das melhores definições vem de outro pai (não o meu), chamado Philip Kotler, considerado um dos maiores nomes do setor:

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidade e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro” (Marketing Management)

 

Nada mais é que uma ferramenta com o objetivo claro de vendas.

Já o marketing digital é uma versão 2.0 do tradicional e que, segundo Kotler, significa:

“A atualização do Marketing que compreende a realidade do consumidor conectado, que é aquele que leva em consideração, na sua decisão de compra, informações disponíveis na internet sobre empresas e produtos.”

 
E por onde começar? 

Bom, as possibilidades de aplicação do marketing digital são muitas, mas existem aquelas estratégias/técnicas que se destacam por serem usadas pela grande maioria e, normalmente, trazerem resultados positivos.  

No conteúdo de hoje, vamos falar do marketing digital pra quem está começando, ou seja, técnicas das quais não precisar pagar pra criar um anúncio ou estar bem posicionado nas buscas do Google.

São elas:

 
1-) Marketing de conteúdo

Uma das maneiras de despertar o interesse do público pela sua marca é oferecer conteúdo e informações relevantes que o ajude a solucionar seus problemas. E esse é justamente o objetivo do marketing de conteúdo.

Mas, para isso, é fundamental conhecer bem sua persona (falamos sobre esse tema nesse post aqui) que é o perfil de seu cliente ideal. Com isso, fica fácil criar conteúdo mais direcionado que conversa diretamente com as dores do público.

Existem diversos meios para isso e os mais comuns são:

Blog

Criar e alimentar um blog é a estratégia de marketing de conteúdo mais comum e uma das mais interessantes. Afinal, o blog é um canal exclusivo de seu negócio, sem qualquer tipo de interferência comum em outros canais. Lá, você pode publicar o que quiser, quando quiser e do jeito que quiser com total liberdade sobre os conteúdos produzidos.

Para criar um blog existem alguns sites que podem te ajudar gratuitamente (alguns até determinada necessidade).

Elencamos os top 5 ferramentas para criar seu blog: WordPress, Tumblr, Blogger, Wix e Medium.

Site

Por mais que seu negócio já tenha um blog, não pode deixar de ter também um site institucional. Isso porque ele funciona como o centro das atenções, o ponto de partida, reunindo em um só lugar as principais informações sobre o seu negócio. Dessa maneira, quando alguém pesquisar sobre você e seus serviços, se sentirá mais seguro sabendo que existe um site sobre a sua marca.

Além disso, o site pode servir como um canal onde as pessoas podem solicitar seus produtos e serviços, tirar dúvidas e entrar em contato com você.

Se você precisa de ajuda pra criar um site grátis: WIX, Webnode, Weebly e Mozello.

Materiais educativos

E-books, infográficos, tutoriais e webinars são apenas alguns exemplos de materiais educativos capazes de responder às dúvidas da audiência. E o melhor de tudo é que você pode liberar o acesso a esses materiais por meio de um cadastro no site através de um pop up. Dessa maneira, você trabalha a geração de leads de seu negócio.

E não se esqueça, esse formato de conteúdo funciona com todos os tipos de segmentos: b2b, b2c e todos os outros. Quer saber mais sobre as siglas? Nessa matéria esclarecemos algumas dúvidas.


2-) E-mail marketing

O e-mail marketing não morreu, pessoal. E a maior prova disso é a grande quantidade de negócios que usam o e-mail marketing para se comunicar com o público.

Essa estratégia nada mais é que o envio de comunicações via e-mail pra sua lista de contatos e pode (e deve) ser usado para fortalecer a relação da sua marca com seus consumidores e clientes. Mais do que uma comunicação informativa, sempre divulgue seus produtos, serviços, mudanças, datas de aniversário, se mostrando uma marca presente no dia a dia dos seus clientes.

E os números confirmam o poder desse canal. 

Segundo dados do Hubspot, empresas que utilizam o e-mail marketing conseguem gerar até 50% mais cadastros qualificados com mais chances de efetuar uma compra, presencial ou online.

 

Uma grande vantagem desse tipo de conteúdo é que ele permite segmentar as listas, de acordo com as personas que falamos mais ali em cima, e acompanhar de perto dados como alcance, abertura e respostas.


3-) REDES SOCIAIS

Outro canal incrível para interagir com o público e oferecer conteúdo de qualidade e que não podemos deixar de lado são as redes sociais. Não podemos mais falar de marketing digital sem citar as mídias sociais. Isso porque elas se tornaram amplamente populares entre as pessoas e principalmente no Brasil, onde temos 88% da população conectada!

Instagram, Facebook, Tiktok, YouTube, Twitter, Pinterest… E muitas outras espalhadas por todos os cantos. Além de interagirem entre si, os usuários desses canais também podem se aproximar de suas marcas favoritas, buscando informações sobre seus produtos e serviços.

Assim, uma estratégia de marketing que tenha mapeado toda a gestão de mídias sociais deverá contribuir para o aumento de alcance, impressões, visibilidade (awareness) e a atingir o objetivo principal das publicações, sendo venda, visitas ou engajamentos.  De acordo com o site Ironpaper, 93% das decisões de compra são influenciadas diretamente pelas redes sociais.


4-) SEO

Não adianta criar conteúdo incrível, se empenhar, criar um site repleto de informações se ninguém conseguir encontrá-los. E é para fazer sua marca ter mais visibilidade e credibilidade na rede que existe o SEO, ou Search Engine Optimization.

A otimização para mecanismos de busca (Google, Bing, etc) tem como objetivo levar um conteúdo para as primeiras posições nos resultados de busca e, assim, atrair tráfego orgânico (ou seja, sem pagar por anúncios).

Imagem: Busca no google pela palavra Ideapartner

E por que o SEO é tão importante assim?

Simples. Contra dados não há argumentos: uma pesquisa da Internet Marketing Ninjas sobre cliques orgânicos no Google constatou que o primeiro lugar ganha 21% dos cliques, o segundo 10% e o terceiro 7%. Ou seja, é fundamental apostar no SEO para atrair tráfego orgânico e qualificado para seus canais.

Funciona dessa forma aqui: os sites de pesquisa, como o Google, classificam os conteúdos online de acordo com sua relevância para o usuário que está fazendo a busca. Então, o SEO trabalhar para otimizar essas páginas de modo a mostrar aos motores de busca que seu site ou blog oferece a melhor experiência/produto/serviço de acordo com o que ele está buscando. Por exemplo: se eu busco por empresas de venda de sapato online, o SEO dos sites de sapato online precisa otimizar pra que o site apareça pra mim, que estou interessada por esse “serviço”.

Essas otimizações podem ser divididas em on page (que podem ser realizadas dentro da própria página através de tagueamento e criação de palavras-chave) e off page (fatores externos à página conhecidos como link building ou troca de links).


Capiche?

Entendeu a importância de ter toda essa engrenagem funcionando perfeitamente? E olha que estamos falando só da ponta do iceberg do marketing digital. De como sua marca existe no universo online e como você constrói organicamente, sem nenhum desembolso, uma relação com seus clientes, conhecendo suas dores e necessidades, e trabalhando na melhor forma e formato de atingi-los.

O mundo do marketing digital é complexo e estamos aqui para te ajudar a desvendar os mistérios por trás da parte oculta desse iceberg gigantesco. Será que marketing digital é a última bolacha do pacote ou a primeira?

Em breve, teremos a parte 2 desse mundo falando sobre o marketing digital pago e como começar a investir pra trazer um retorno para o seu negócio de forma eficaz e eficiente.

Enquanto isso, faz assim: coloca seus comentários e dores sobre o marketing digital aqui embaixo e vamos falar sobre esse assunto ainda mais por aqui.

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Comentários (2)

Muito bom.
Parabéns.
Vou ler mais algumas vezes.

Obrigada Flávio! Ficamos felizes em contribuir 🙂

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