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Segmentação de Mercado, afinal o que é isso?

Segmentar significa fracionar ou dividir o seu mercado em partes de modo que seja possível selecionar, através de características, a parcela que representa o principal perfil dos seus clientes!

Quanto mais você conhece seu cliente, assim como nas relações pessoais, melhor você se comunica, relaciona e entrega valor.

Por isso a segmentação de mercado é parte fundamental do processo de Market Fit, que é o encontro perfeito entre cliente e produto, sabe aquele momento que você não precisa falar de preço pois o valor entregue pelo seu produto é tão claro e tão importante ao seu cliente que ele já te conhece pelo nome? Esse é o Market Fit.

Segmentar, é conhecer seu cliente pelo nome e se tornar tão relevante para ele  a ponto dele também passar a te conhecer pelo nome. (Market Fit)

Conhecer profundamente seus clientes e saber exatamente com quem está falando lhe permite tomar ações muito mais assertivas em relação as características do seu produto, ao preço, as estratégias de distribuição e marketing entre outras.

Agora que você já entendeu a importância da segmentação, vamos a parte prática, afinal como devo segmentar?

Apresentamos 3 PASSOS para que você possa realizar a sua segmentação:

1-) Defina o objetivo da sua Segmentação

Alguns dos objetivos da segmentação devem ser:

    • Relevância: O meu público precisa do meu Produto? Ele enxerga valor no mesmo?
    • Volume numérico: A quantidade de pessoas do meu público alvo é numeroso o suficiente para atender o seu potencial de compras?
    • Rentabilidade: O poder de compra é suficiente para consegue cobrir os custos e gerar lucro?
    • Objetividade: É possível  entregar o valor esperado pelo meu público?
    • Acessibilidade: Existe meios para alcançar meu público? – de nada adianta segmentar seu público alvo como pessoas com mais de 60 anos e focar seus recursos em redes sociais, por exemplo.
2-) Defina os critérios de segmentação

Escolha os critérios que fazem diferença para o seu negócio, mas lembre quanto mais genéricos mais custo será se comunicar com eles.

    • Segmentação geográfica: Aonde estão? País, Estado, Cidade, Bairro;
    • Segmentação demográfica: Quem são? Sexo, Idade, Etnia, Nacionalidade, Estado civil, Religião;
    • Segmentação socioeconômica: Renda;
    • Segmentação psicográfica: Estilo de vida, atitudes, valores, hábitos e opiniões, elementos emocionais que influenciam na hora da compra;
    • Segmentação comportamental: Maneira com que os clientes se relacionam com a sua marca ou serviço, frequência de compra, momento em que sente uma necessidade, benefícios que procuram.

A segmentação geográfica, demográfica e socioeconômica são as mais utilizadas e mais fáceis por serem mais palpáveis e visíveis facilmente obtidas por uma análise visual ou perguntas padrões, apesar de importantes elas revelam pouco sobre o seu cliente, será a segmentação psicográfica e comportamental que irão lhe dar verdadeiro subsídios para entender quem são essas pessoas, do que gosta, como pensam, como se comportam e assim entregar real valor a elas.

3-) Obtenha informações

Existem diversas maneiras de obter as informações referentes a segmentação:

    • Pesquisa de Mercado: Existem dois tipos de pesquisa de mercado
      • Pesquisa Quantitativa: Tem como objetivo obter informação do maior número de pessoas possível de modo a ter uma representação quantitativa do seu público. Esse tipo de pesquisa é mais utilizado para as segmentações geográfica, demográfica e socioeconômica por serem questões mais objetivas.
      • Pesquisa Qualitativa: Tem como objetivo obter informações de maior qualidade, ou seja, mais detalhadas, por isso é mais utilizada para segmentação psicográfica e comportamental. Esta é composta por perguntas mais abertas, exploratórias, normalmente feitas pessoalmente e conduzidas de acordo com as respostas dos seus entrevistados, um exemplo de pesquisa qualitativa é a validação de problema que deve ser aplicada quando você está buscando entender se seu produto entrega resolve de fato um problema ao seu cliente.
    • Base de Conhecimento e dados Históricos: Pesquisas e base dados disponíveis por instituições de pesquisa ou lideres de mercado.
    • Benchmarking: Análise e comparação de produtos e serviços dos seus concorrentes ou parceiros,  buscando insights  e indicativos para a sua empresa
    • Construção de Persona: Representação fictícia do seu cliente ideal baseada em dados reais sobre comportamento e características dos seus clientes
    • Mapa da Empatia: Utilize a persona criada e desenhe seu Mapa da Empatia, que permite compreender de forma visual os comportamentos e necessidades dos seus clientes, essas podem ser validadas através das pesquisas e dados de mercado.

Para conhecer mais detalhadamente cada uma dessas técnicas clique no nome e você será redirecionado ao artigo específico.

Agora que você já sabe como fazer a sua segmentação, conheça mais sobre o poder do Market Fit e como encontrar o seu!

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