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cOMO OTIMIZAR SUAS CAMPANHAS ONLINE!

Já falamos aqui pra vocês sobre as principais possibilidades de veicular sua marca, negócio ou serviço nas redes sociais tanto nos canais orgânicosquanto nas redes sociais mais utilizadas onde existe a possibilidade de patrocinar ou impulsionar os seus conteúdos. Mas afinal de contas, o que significa impulsionar seu conteúdo nas redes sociais?

Impulsionar é quando você coloca dinheiro no seu anúncio pra alcançar e impactar pessoas que possuem maior propensão pra adquirir seu produto ou serviço. O maior problema dos impulsionamentos ou das campanhas online é entender como é possível otimizar o seu resultado buscando atingir o seu objetivo como marca com o menor custo possível por essa ação. 

“É preciso planejar, ajustar a rota e medir resultados.”

 

E quando falamos sobre otimizar uma campanha, estamos falando de ajustar a rota constantemente, medir os resultados obtidos com as campanhas, ajustar a rota de novo e continuar nesse looping eterno de ação. É preciso tempo e dedicação para, além dos ajustes de rota, avaliar e identificar quais métricas e segmentações, por exemplo, são mais importantes para o seu negócio, tendo como base o comportamento e os interesses dos seus consumidores – características que estão em constante mudança, como pudemos perceber nessa quarentena. 

A boa notícia é que, atualmente, a maior parte, se não todas, as ferramentas de campanhas digitais já fornecem um direcional pra te ajudar a otimizar, sem contar com os algoritmos que ajudam a tirar melhor proveito e performance das suas campanhas, levando em consideração alguns recursos críticos, como segmentação, mudanças de device (celular ou computador), criativo e muito mais.

Pensando nisso, resolvi listar algumas ações que podem te ajudar a explorar ao máximo o potencial das suas campanhas:

– Tenha uma estratégia para a segmentação

O sucesso de uma campanha online quase sempre está ligado à capacidade de descobrir quanto potencial tem cada visitante. Este consumidor já comprou na minha loja antes? Está em busca de algo específico? É sua primeira visita? Questões como estas são “indispensáveis” para uma otimização precisa, e permitem direcionar ofertas adequadas às necessidades individuais de cada usuário.

Quando analisamos a performance de cada segmentação pra uma conversão final dentro do seu site, da visita até a aquisição do produto, conseguimos observar que uma estratégia diferenciada de acordo com a sua segmentação tende a ter uma performance melhor, uma vez que você personaliza e direciona a mensagem pro seu cliente. 

O cliente não pode achar que ele é “só mais um”. Então dedique tempo pra otimizar a sua segmentação, subindo novos comportamentos e selecionando outros interesses complementares.

– Analise os seus criativos

Especialistas estimam que um indivíduo comum está exposto a cerca de 5.000 anúncios por dia. Com uma concorrência dessa, os usuários ficam perdidos em meio a tanta informação e simplesmente não percebem o seu banner, especialmente se eles já estão sendo impactados há algum tempo.

A partir de uma análise dos seus criativos é possível avaliar se o CTA (call-to-action, chamada de atenção) da sua mensagem é eficiente para cada banner veiculado. O conhecimento sobre o que funciona em outras redes ou organicamente é crucial pra otimização dos resultados, com mensagens personalizadas e criando um elo entre marca e cliente.

– Lembre-se dos dispositivos móveis

Se o seu objetivo é alcançar seus potenciais clientes onde quer que estejam, você deve considerar otimizar as suas campanhas para computadores e celulares. Sabemos que a maior parte das nossas ações estão na palma da mão, e ter um anúncio relevante, no celular, competindo pela atenção do seu cliente com fotos de crianças ou cachorros fofinhos, é super importante pra dar dicas de como seu cliente se comporta aos algoritmos. 

No entanto, para explorar o máximo potencial de cada tipo de dispositivo, é fundamental monitorar os resultados gerados por cada um. O acompanhamento do desempenho do anúncio em termos de conversões, cliques ou outras métricas, o ajudará a decidir onde colocar mais ou menos orçamento em esforços futuros.

 
– Analise o fluxo por canal

Acompanhe o desempenho dos seus anúncios por cada canal de impacto. Se você tem uma estratégia de e-mail marketing avalie o reflexo que o seu disparo tem nas buscas orgânicas do Google. Se você está investindo em Facebook, acompanhe qual é o reflexo do seu investimento no aumento de visitas que estão vindo das campanhas de links patrocinados do Google. Lembre-se de acompanhar a sua estratégia de divulgação como um todo, e não apenas um canal isolado.  

E não esqueça de acompanhar os resultados do seu site quando tiver alguma divulgação da sua marca nos canais offline. Mesmo não permitindo uma mensuração do começo ao fim, como no digital, é possível analisar a “mudança de ponteiro” no volume de visitas, por exemplo. 

Se tiver alguma dúvida entre em contato com a gente, será um prazer ajuda-l@!

Quer mais dicas sobre planejamento? Leia este outro artigo aqui!

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