3 Dicas para você se Organizar Financeiramente
Saber se seu negócio é lucrativo, separar as contas da empresa e de casa, entender quais são seus custos fixos e variáveis e qual o seu ponto de equilíbrio, são algumas das vantagens de você se organizar financeiramente.
A organização financeira é importante para qualquer pessoa, para os empreendedores ela é fundamental para a sobrevivência e sustentabilidade do seu negócio.
Por isso separamos 3 dicas para te ajudar a se Organizar Financeiramente, seja na vida ou nos negócios!
Ah criamos uma planilha gratuita para te ajudar neste processo, é só baixar aqui.
1-) RECONHEÇA
Neste ponto o mantra é ANOTE, ANOTE e ANOTE!
Liste tudo o que você ganha e o que gasta, faça a “caça” aos boletos, tire extrato do banco, pegue todos os comprovantes e faça uma lista com todos os seus custos, tanto de casa, quanto da empresa, o importante neste passo é você tomar conhecimento de onde esta vindo e para onde esta indo o seu precioso dinheiro.
2-) CLASSIFIQUE
Aqui começa a organização, é hora de colocar cada valor em sua casinha, se perguntando:
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Fase 1: É um valor da EMPRESA ou de CASA.
Neste item podem haver algumas dúvidas como por exemplo, se sua empresa tiver a sede dentro de casa (apesar de na prática o custo da luz e da água estarem absorvidos no custo de casa) para que você tenha uma visão real dos custos da sua empresa, você pode fazer um rateio, que nada mais é do que uma divisão proporcional, como por exemplo pelo espaço utilizado na sua empresa, por exemplo: se sua casa tem 60m2 e você usa um cômodo 10m2, divida o valor do espaço que você usa pelo total da casa e você terá a % do rateio (10/60=16%) que pode ser aplicado na conta de luz, agua, gás, condomínio, aluguel entre outros.
Fase 2: É uma RECEITA ou uma DESPESA
Receita são os seus ganhos, o dinheiro que entra na sua casa e na sua empresa, enquanto as despesas são os seus custos, o dinheiro que sai da sua casa ou da sua empresa.
Fase 3: É uma Receita ou Despesa FIXA (constante, sempre igual) ou VARIÁVEL (que mudam ou não ocorre sempre)
Este é um item fundamental para que você entenda quanto custa a sua vida e a sua empresa de forma fixa, ou seja, aqueles gastos que para serem modificados necessitam de mudanças mais significativas, para ficar mais claro o seu aluguel e o seu condomínio são despesas fixas, ocorrem de forma igual todo mês não importa se seu negócio vendeu ou não ou se você foi viajar ou não, enquanto a sua luz e a sua água são despesas variáveis dependem de quanto você consome, ou seja, se você for viajar ou reduzir a sua produção a sua conta de luz e agua vai mudar.
Fase 4: É ESSENCIAL ou OPCIONAL
Aqui não existe regra, se fazer a unha para você é essencial é nesta casinha que ela deve entrar, o importante é você ser honesto com você para que possa tomar decisões no futuro.
3-) FAÇA AS CONTAS
Com sua classificação nas mãos agora é hora de pegar a calculadora ( pode ser do celular mesmo kkk) e fazer as contas.
- Passo 1: Some seus Custos Fixos e Variáveis separando por fundamentais e opcionais
- Passo 2: Some suas Receitas Fixas e Variáveis
- Passo 3: Subtraia das suas Receitas Fixas os seus Custos Fixos fundamentais
- Passo 4: Do saldo anterior, subtraia os custos variáveis que são considerados fundamentais
Neste ponto você chegou no seu custo de vida!
Se o valor for negativo significa que você está gastando mais do que ganha e portanto, você precisa reduzir os seus custos ou aumentar os seus ganhos.
Agora é analisar e continuar controlando e revendo, o importante é chegar ao ponto de equilíbrio , aonde os seus ganhos se igualam aos seus custos, e claro ter metas para ultrapassar este ponto!
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