Metas, o que é, como fazer a sua e porque elas te ajudam na gestão de tempo?
Ter Metas significa saber para onde se está indo, quais são seus objetivos e como você vai fazer para alcança-los. Você já ouviu a frase:
“Para barco sem rumo, qualquer porto serve”
É assim que funciona a nossa vida, quando não temos objetivos e metas claras, a vida vai passando e nós junto com ela sem prestarmos atenção ao que está acontecendo, afinal se não sabemos o que queremos, vamos deixando as coisas acontecerem sem qualquer foco.
E qual o problema disso?
O problema é que você nunca se perceberá realizando, o seu “barco”, isto é, a sua vida, vai passando por diferentes “portos”, fases, mas você não percebe, nem desfruta, pois está sempre buscando algo a mais sem saber o que é, e por isso acaba por não aproveitar a jornada, perdendo assim oportunidades e momentos de realização, sem falar da sensação de missão comprida!
Como as Metas podem me ajudar a ter Tempo?
Tempo é o artigo mais democrático do mundo, todos temos o mesmo!
Por isso escolher aonde você vai investir o seu tempo deve ser algo primordial, afinal de contas, o tempo passa….. certo?
Sendo o Tempo um artigo finito, isto é, limitado, saber quais são nossos objetivos e como vamos alcança-los nos ajuda a sermos mais produtivos, evitando assim perdermos tempo com o que não agrega ou importa!
O que são Metas?
Ok, você entendeu que definir Metas é importante e que elas nos ajudam a ter mais tempo para o que importa, mas afinal o que de fato são Metas?
Metas é a quantificação e temporalização dos nossos Objetivos!
Ou seja, quando definimos o quanto, o quando e o como faremos para alcançar nossos Objetivos.
Normalmente tudo começa com um querer, um sonho, sem muita estrutura definida, ainda um pouco nublado e aberto, o que fazemos a seguir é transformar Sonhos em Objetivos, ou seja, definimos claramente o que queremos, tornando palpável e visível aquilo que estava no plano do querer.
Mas só isso não é suficiente, saber nossos Objetivos é um grande passo, porém não revela o caminho em direção a eles e nem como saberemos que chegamos lá, por isso precisamos transforma-los em Metas, ou seja, quantificar direcionar!
Um sonho é apenas um desejo, até o momento em que você começa a atuar sobre ele, e propõe-se a transformá-los em uma meta.
(Mary Kay Ash)
Um exemplo: Uma pessoa tem o Sonho de viver uma vida mais tranquila, depois de muito sonhar entende que esse sonho pode ser realizado com o Objetivo de comprar uma casa na praia, entretanto para que isso seja uma Meta ela precisa definir como será essa casa, quanto ela custará, como fará para conquista-la e em quanto tempo!
Como fazer MINHAS Metas?
Vamos apresentar a técnica SMART, inteligente em inglês, para definição de Metas, existem outros formados semelhantes e até complementares, o importa de fato é você definir metas que tenham realmente sentido para você.
(S)pecific = Específica
Uma Meta específica significa descrever exatamente O QUE você quer em detalhes, quanto mais detalhes melhor, afinal você está ajustando o Foco sobre os seus Objetivos.
Exemplo: Ter uma casa, não é especifico, você precisa detalhar, aonde fica essa casa? Quantos metros ela tem? Quantos quartos? Como ela é? O que tem nela? Qual a sua cor? Coloque no papel tudo aquilo que estava em seus sonhos, para transformar seus sonhos em realidade você precisa ser capaz de “toca-los” ao ler a sua descrição.
Ah mais o meu objetivo é ser Feliz, ok, o que é ser Feliz para você? O que compõe essa felicidade? Como ela é palpável para você? O que representa ela?
(M)ensurabel = Mensurável
Ser mensurável significa ser possível de medir, saber a evolução em direção ao seu objetivo, pode ser financeiro ou outras métricas.
O importante é ser possível MEDIR, repete comigo, MEDIR! Aqui a pergunta chave é como você vai saber que está mais perto dos seus objetivos?
(A)ttainable = Atingível
Nesta etapa definimos o caminho, ou seja, o COMO vamos realizar aquilo que planejamos, como vamos ATINGIR nosso objetivo.
Aqui vale a regra!
“Se a Meta é muito grande, divida em partes menores”
Ou seja, você não consegue descrever como vai atingir é porque nesta realidade presente ela é inatingível portanto, divida esta meta em outras metas que lhe darão as condições de alcança-la.
(R)elevant = Relevante
Aqui é a parte mais importante das Metas, ser relevante quer dizer PORQUÊ (raios) você quer tanto isso a ponto de dedicar o seu precioso e finito tempo?
Conheça o seu porquê, o seu propósito, é ele que deve guiar seus objetivos e metas!
Precisando de uma mãozinha para definir seu propósito, leia este artigo!
(T)Time-bound = Temporal
Por fim, mas não menos importante está a definição do QUANDO!
Essa história de um dia eu vou…. não funciona para metas, aqui você precisa definir especificamente quando ou em quanto tempo você alcançará seu objetivo!
DICA EXTRA!
Sugerimos que você comece pela sua Meta de vida, o que chamamos de “Meta Mãe”, ou seja, qual a vida que você quer ter? Como é o seu dia perfeito? Como seria viver em plenitude todos os dias? Aonde você estará? O que estará fazendo? Com quem estará?
A partir dessa “Meta Mãe” você deve estabelecer as metas de curto, médio e longo prazo que te levarão até ela. As metas de curto prazo são aquelas para daqui 1 ano, as de médio prazo para daqui 5 anos e as de longo prazo para mais de 10 anos.
Vamos colocar a mão na Massa? Crie sua Meta Mãe e ao menos 3 metas de curto prazo, 2 de médio e 1 de longo prazo que te levarão a ela!
Compartilha com a gente, o que achou desse artigo? Como foi esse processo para você? Lembre-se estamos aqui para te ajudar!
Para planejar ainda melhor suas metas você pode usar a técnica dos 5W e 2H, clique e conheça mais