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Existem diversos tipos de pesquisas, elas são as principais ferramentas para encontrar respostas, ajudar na tomada de decisão e produzir novos conhecimentos e aprendizados.

As Pesquisas são fundamentais no mundo do empreendedorismo, seja para conhecer melhor seu negócio, seu mercado, seu produto, seu cliente, ou para validar qualquer tipo de hipótese!

Em todos os casos serão as pesquisas que lhe darão dados para tomar decisões e ações assertivas, por isso vamos apresentar 7 tipos de pesquisas para você usar no seu negócio!
  1. Pesquisa Participante (Qualitativa)
  2. Pesquisa Survey (Quantitativa)
  3. Pesquisa Experimental
  4. Pesquisa Ex-Pós-Facto
  5. Pesquisa Bibliográfica
  6. Pesquisa Documental
  7. Estudo de Caso
1-) PESQUISA PARTICIPANTE

Objetivo: Entender em profundidade comportamentos e particularidades dos entrevistados.

Características:
  • Normalmente pesquisas QUALITATIVAS
  • O entrevistado é identificado
  • Respostas mais profundas e subjetivas
  • Não quantificáveis por si só
  • Perguntas abertas (sem opções pré-determinadas de respostas)
  • Condução da pesquisa de acordo com as respostas do entrevistado.
Técnicas de Coleta:
  • Grupos de discussão
  • Entrevista com formulário semi-estruturado
Algumas Aplicações:2-) PESQUISA SURVEY

Objetivo: Medir informações sobre um assunto que já é conhecido, junto a um grupo de interesse determinado.

Características:
  • Normalmente pesquisas QUANTITATIVAS
  • Foco em pouco conceitos
  • Traduz opiniões em números
  • Imparcialidade
  • Perguntas fechadas (com opções pré-determinadas de resposta)
  • Definição de amostragem e margem de erro
  • Análises estatísticas dos dados
 Técnicas de Coleta:
  • Questionários com formulário Estruturado
 Algumas Aplicações:3-) PESQUISA EXPERIMENTAL

Objetivo: Verificar a relação de causa e efeito entre dois eventos, sendo uma das variáveis controlada pelo pesquisador.

Características:
  • Controle de uma das variáveis
  • Determina uma variável e observa o resultado subsequente
  • Observação e registro de dados
  • Análise estatística de resultados
 Técnicas de Coleta:
  • Observação e coleta de dados
  • Análise de Conteúdo
 Algumas Aplicações:4-) PESQUISA EX-PÓS-FACTO (a partir de dados passados)

Objetivo: Estudar a possível relação de causa e efeito de eventos já ocorridos, SEM controle das variáveis.

Características:
  • SEM controle de uma das variáveis
  • Analisa a correlação de fatos já ocorridos
  • Observação e registro de dados
  • Análise estatística de resultados
Técnicas de Coleta:
  • Observação
  • Análise de Conteúdo
Algumas Aplicações:5-) PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Objetivo: Promover embasamento teórico sobre determinado assunto.

Características:
  • Materiais Publicados
  • Materiais com tratamento analítico
  • Livros
  • Artigos
  • Periódicos
Técnicas de Coleta:
  • Análise de Conteúdo
Algumas Aplicações:6-) PESQUISA DOCUMENTAL

Objetivo: Entender dados históricos e levantar correlações e hipóteses.

Características:
  • Documentos (Ex: relatórios, documentos internos)
  • Fontes primárias de informação
  • Dados não publicados
Técnicas de Coleta:
  • Análise de Conteúdo
Algumas Aplicações:7-) ESTUDO DE CASO

Objetivo: Estudo profundo e específico de um ou poucos caso.

Características:
  • Observação dos fatos na prática.
  • Pode utilizar diversos tipos de pesquisa como Survey e bibliográfica.
  • Descreve e analisa uma situação ou pessoa em profundidade.
  • Busca entender todas as variáveis envolvidas
Técnicas de Coleta:
  • Observação
  • Entrevista
  • Questionários
 Algumas Aplicações:Agora que você já está pronto para fazer suas pesquisas, conheça os 👉5 Passos para empreender do zeroDeixe suas dúvidas, comentários ou sugestões de tópicos. Lembre-se estamos aqui para te Ajudar!

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Comentários (2)

Olá Mayara. Voce poderia dar alguns exemplos do assunto?

Ola Marina,

Claro será um prazer 🙂

Quando você está em fase de validação de um Ideia a primeira etapa é verificar se o problema que você está se propondo a resolver é de fato uma dor latente do seu cliente, para isso você usa a pesquisa qualitativa (participante), que tem como objetivo entender o comportamento em profundidade, aqui tem uma sugestão de script para esse tipo de pesquisa –> https://ideapartner.com.br/validacao-problema

Um outro caso é quando você já validou o seu problema e identificou o perfil do seu cliente visando assim mensurar o tamanho deste público, para isso você pode utilizar uma pesquisa Quantitativa (Survey) que tem como objetivo medir um assunto, neste caso o número de pessoas que tem o problema já validado anteriormente, este tipo de pesquisa é a mais comum utilizando formulário como Google Forms ou Monkey Survey!

Qualquer dúvida estamos aqui para te ajudar !

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