Business Model Canvas ou para os íntimos Canvas!
BUSINESS MODEL CANVAS ou para os íntimos CANVAS é uma ferramenta que permite visualizar de forma rápida e didática os pontos mais relevantes do seu negócio. Se trata de um quadro com nove blocos que formam o modelo de negócio.
- Segmento de Clientes
- Proposta de Valor
- Canais
- Relacionamento com Cliente
- Recursos Principais
- Atividades Principais
- Estrutura de Custo
- Fontes de Receita
Um Modelo de Negócio descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização
Porque usar o CANVAS?
O mundo muda o tempo todo, e muda cada vez mais rápido!
No empreendedorismo não é diferente, o mercado está em constante mudança, por este motivo na fase inicial de um negócio precisamos de uma ferramenta que seja dinâmica e adaptável, na qual seja possível visualizar e alterar facilmente as diversas hipóteses que ainda estão sendo validadas. Diante deste cenário estudiosos perceberam que o famoso PLANO DE NEGÓCIO não era a ferramenta mais eficiente para está fase inicial.
Se você quer entender melhor a diferença entre Plano de Negócio e Canvas confere este artigo.
Por este motivo o BUSINESS MODEL CANVAS é a ferramenta mais adequada, por sua simplicidade e fatores visuais é possível resumir em um quadro como a organização irá gerar valor através de quatro principais áreas de um negócio: cliente, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.
Passo a Passo de como fazer o seu CANVAS
PARA QUEM?: Neste quadrante vamos identificar quem é o nosso cliente e como vamos nos relacionar com ele e realizar a entrega do nosso produto ou serviço.
O QUE?: Este é o coração do negócio, nele identificamos o real valor que vamos entregar ao nosso cliente, muito mais do que o produto ou serviço efetivamente, qual a dor ou desejo que estamos resolvendo?
COMO?: Neste quadrante inserimos informações de como vamos entregar o nosso produto ou serviço, ou seja, quais são os parceiros que vão nos ajudar, quais os recursos que vamos precisar e quais atividades vamos realizar.
QUANTO?: Aqui fechamos a conta, ou seja, identificamos quais são nossas fontes de custos e de receitas.
O Canvas será o GPS do seu negócio, ele te mostrará quais informações e hipóteses você precisa validar para garantir o sucesso do seu negócio.
No primeiro momento não se apegue a certezas, escreva tudo o que você imaginou, tudo o que você acredita ser verdade, o importante é mapear todas as informações e identificar quais delas não são uma certeza, a matriz CSD pode lhe ajudar neste mapeamento de certezas e hipóteses.
A ideia aqui é justamente você verificar cada informação que inseriu no quadro, validando se ela está correta ou se é necessário realizar alterações.
Por onde começar?
Mas afinal, por onde devemos começar? Abaixo apresentamos o passo a passo para preencher este quadro:
- Segmento de Cliente, nele definimos quem são os clientes que pretendemos atender, quanto mais detalhes tivermos melhor será, para saber mais sobre segmentação de cliente clique aqui.
- Proposta de Valor, toda empresa busca resolver problemas e satisfazer as necessidades de seus clientes, aqui definimos quais são essas dores e desejos que estamos atendendo, ou seja, porque nossos clientes compram o nosso produto ou serviço.
- Canais, neste bloco descrevemos como será realizada a venda e distribuição do nosso produto ou serviço, ou seja, como estes chegarão aos nossos clientes.
- Relacionamento com o Cliente, precisamos nos comunicar com nossos clientes, aqui descrevemos como e por quais meios vamos nos relacionar com nossos clientes, ou seja, como vamos conquista-los e mante-los fiéis.
- Fontes de Receita, de onde virá o dinheiro? Pelo que, como e com que frequência serão feitos os pagamentos? para saber mais sobre fontes de receita clique aqui.
- Recursos Principais, aqui descrevemos as ferramentas que serão necessárias para desenvolvermos e entregarmos o produto ou serviço.
- Atividades Principais, neste bloco descrevemos as ações que serão realizadas para desenvolvermos e entregarmos o produto ou serviço.
- Parcerias Principais, toda empresa precisa de parceiros e fornecedores, estes são os terceirizados que nos ajudam a desenvolver entregar nossos produtos ou serviços.
- Estrutura de Custo, quais são nossos custos? com que teremos que gastar para realizar todo o processo descrito acima?
Após preencher o quadro inteiro comece a mapear as suas hipóteses de valor e inicie o ciclo CONTRUIR-MEDIR-APRENDER, que descrevemos em detalhes neste outro artigo.
Quer saber mais? Veja o livro que inspirou esse artigo 👉Business Model Canvas
Pronto agora você já sabe o que é um Canvas e como fazer o seu! Ainda não sabe por onde começar o seu negócio? Aqui temos os 5 Passos para Empreender do Zero.
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