MUNDO VUCA, afinal que MUVUCA é essa que vivemos?
Mundo VUCA vem do acrônimo em inglês: Volatility (Volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (Complexidade) e Ambiguity (Ambiguidade).
Você certamente já teve aquela sensação de que “tudo muda o tempo todo”!
“A cada dois dias geramos o mesmo volume de dados do inicio da civilização até 2003” (Eric Schmidit- CEO Google)
Neste sentido, é um fato que vivemos em um mundo em constante mudanças e cheio de incertezas!
E este mundo tem um nome MU-VUCA (MUndo VUCA, apesar de ser um termo novo em nosso vocabulário, ele já é bem velhinho, foi criado em 1990 no mundo pós Guerra Fria pelo U.S Army War College, que buscava uma forma de representar o momento de incerteza que viviam.
O que era para ser algo temporário após o atentado de 11 de setembro de tornou o “novo normal” no ambiente militar americano.
Mas foi apenas em 2008 que este termo foi difundido no mundo dos negócios, após a crise econômico a falta de previsibilidade ficou evidente e o termo tomou!
Já em 2020, na data deste artigo, que o mundo simplesmente adotou a MUVUCA como a realidade na vida de todo ser humano! Se você está lendo este artigo alguns anos depois deve se lembrar do que foi a pandemia de 2020, “o ano em que o mundo parou”, nada, absolutamente nada, ficou indiferente ao ocorrido, toda certeza, se transformou em incerteza e o termo MUndo VUCA se fixou em nossa realidade!
afinal o que quer dizer Mundo VUCA?
Como comentamos o termo VUCA vem do acrônimo em inglês, que vamos detalhar abaixo:
Volatility (Volatilidade)
Volátil significa “cuja opinião ou ponto de vista muda com facilidade; inconstante, volúvel”, vivemos em um mundo em que a velocidade das mudanças são cada vez mais rápidas e, portanto, tudo se torna mais incerto, mais volátil!
Para ficar mais claro, você sabia que enquanto o rádio levou quase 40 anos para alcançar uma audiência de 50 milhões de pessoas, a televisão alcançou o mesmo objetivo em 13 anos e a internet em 4 anos.
Uncertainty (Incerteza)
Justamente pela volatilidade e velocidade das mudanças o mundo fica mais incerto, ou seja, não sabemos como será o amanhã!
Mesmo com uma quantidade sem precedentes de dados e informações é extremamente difícil antecipar eventos e prever resultados, uma vez que:
“As soluções de hoje, pode se quer existir amanhã”
Complexity (Complexidade)
O número de variáveis, conexões e interdependência de fatores hoje é tão grande que se torna, quase impossível, definir uma relação de causa e efeito.
E essa ausência de linearidade e impossibilidade de ver o cenário completo, faz com as tomadas de decisões sejam altamente complexas e muitas vezes incompletas!
Para ilustrar, deixamos frase do seriado “The Good Place”:
“Hoje em dia, somente comprar um tomate no sacolão significa que você está, inadvertidamente, apoiando pesticidas tóxicos, trabalho degradante, contribuindo para o aquecimento global. Os humanos acham que estão fazendo uma escolha, mas na verdade estão fazendo dúzias de escolhas que eles nem sabem que estão fazendo.”
Ambiguity (Ambiguidade)
Justamente devido a volatilidade, incerteza e complexidade a visão de realidade se tornou ambígua, ou seja, “que desperta dúvida, incerteza; vago, obscuro, indefinido”.
Nesta MUVUCA não existe uma resposta certa, mas sim possibilidades, caminhos, escolhas!
Neste sentido, se tornou fundamental “despadronizar”, entender as diferentes personas ao nosso redor, e nos comunicar de forma adequada com esses diferentes grupos, para se ter uma ideia somente no Facebook, o usuário tem acesso a pelo menos 56 possibilidades de gênero para definir um público-alvo para seu negócio.
Como lidar com esta MUVUCA toda?
Com um mundo tão incerto e inconstante a ADAPTABILIADE é a palavra da vez!
“Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não podem aprender, desaprender e reaprender” (Alvin Toffler)
Precisamos ir além da Resiliência, que é a “propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica”, devemos chegar ao estágio de Antifragildiade, um conceito que representa a capacidade de aprendizado e crescimento com as mudanças, não apenas a resistência mas a evolução!
Para tanto é preciso Inteligência emocional, conhecimento do seu propósito, estabelecimento de metas SMART e definição de estratégias, te ajudem a nortear o seu caminho em um cenário tão incerto!
Neste sentido, para as empresas é mais prudente projetar cenários de curto prazo e buscar agilidade nas respostas, como disse Peter Drujer:
“O maior perigo para as organizações em tempos turbulentos não é a turbulência em si, mas agir com a lógica do passado.”
Por este motivo, em grande parte das organizações os planos de negócios vêm sendo substituídos pelo Canvas, um modelo mais ágil e adaptável diante das incertezas.
Lembre-se não seja como um Bambu, seja como uma Borboleta, evolua com o mundo não tente permanecer no mesmo lugar!
Quer mais dicas sobre planejamento? Leia este outro artigo aqui!
Compartilha com a gente, o que achou desse artigo? Lembre-se estamos aqui para te ajudar!