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10 dicas para se preparar para a black friday de 2021

A Black Friday é um evento muito esperado por consumidores, e uma grande oportunidade para lojistas atingirem números de venda recorde. Com o aumento de volume de tráfego, a Black Friday também pode ser sinônimo de preocupação para as equipes de e-commerce e times técnicos. Afinal, esse é um período em que – junto com as vendas – crescem as chances de aparecerem problemas de operação, performance e até segurança.

Mas, além de todos os recursos técnicos, também preparamos este conteúdo, a fim de lhe ajudar a garantir que tudo esteja em ordem no tempo certo, de modo que seu negócio fique ainda mais bem preparado, e livre de preocupações.

1. A Black Friday já está quase aí

Se você ainda não começou a preparar sua loja para a Black Friday, este é o momento. Planejamento conta muito quando o assunto é lidar com toda a demanda do dia. De fato, boa parte dos clientes que farão pedidos na sua loja estão desde Outubro pesquisando as melhores opções, e podem estar agora mesmo decidindo que lojas acessar durante o evento.

Então, preocupe-se desde já em chamar a atenção desses consumidores, e em preparar sua loja para recebê-los. Veja aqui as alterações de layout que você pode aplicar no CMS da sua loja!

2. Corrija os problemas antes que eles apareçam

Garantir estabilidade deve ser uma das suas prioridades para a Black Friday. Lembre-se que boa parte dos consumidores on-line abandonam pedidos quando encontram um problema.

Para lidar com um público tão volátil, sua loja precisa de uma infraestrutura robusta, fluxos suaves e performance otimizada.

3. Quanto mais cedo, melhor

“Antecedência” é a palavra que poderia estar em toda recomendação sobre Black Friday.

Não espere a véspera do evento para agir. Caso ainda não tenha construído um checklist, faça hoje mesmo e comece logo a validar as configurações da sua loja.

Para te ajudar, aqui vão alguns dos assuntos que você deve ter em mente desde já, e cujas configurações devem estar validadas e prontas no mínimo 72 horas antes do evento:

  • Definição de preços.
  • Alterações em produtos e coleções.
  • Definição de tabelas de frete.
  • Cenários promocionais.
  • Configurações de logística.
  • Verificação de limites dos marketplaces.
  • Validação de layouts.
  • Configurações de condições de pagamentos, afiliações e antifraude.
  • Alinhamento com parceiros.
  • Performance de imagens, requests e extensões.
  • Ferramentas de medição e monitoramento.
  • Layout mobile-first.
  • Revisão de permissões de acesso à loja.
  • Autenticação de 2 fatores.
4. Teste antes

Isso é válido para todos os aspectos da loja e, principalmente, para as promoções.

Teste todos os cenários promocionais que serão aplicados na Black Friday. Valide, na prática, as condições e os fluxos que sua equipe planejou, desde a exibição na prateleira até o faturamento do pedido, e busque os problemas que poderiam ocorrer.

5. Ajuste preços, promoções e tabelas de frete com antecedência

Você provavelmente não deseja que à meia-noite de sexta-feira parte do seu estoque esteja indisponível ou com preços e informações de entrega desatualizados.

Para evitar isso, faça todas as mudanças com antecedência de pelo menos quatro horas. Quanto maior for a quantidade de produtos à serem ajustados, maior será o tempo de propagação na loja. Ou seja, mais tempo vai levar para que seus clientes vejam as informações atualizadas, o que pode causar perdas consideráveis para o seu negócio.

6. Deixe o preço do produto claro para o consumidor

A recomendação anterior evita que você tenha de fazer mudanças no catálogo ou na logística durante a Black Friday.

Entre outros motivos, isso é importante porque, devido ao tempo de atualização, as informações das páginas de vitrine, em alguns momentos, poderão ter valores divergentes com as do Checkout.

De fato, a principal queixa dos consumidores durante a Black Friday é a mudança de preço ao finalizar a compra, o que mostra que muitas lojas ainda enfrentam esse problema.

Para evitar mal-entendidos com seus clientes, recomendamos que você insira um aviso no rodapé da loja de que o preço válido será aquele apresentado na finalização da compra.

7. Acompanhe de perto as transações de cartão

Devido à intensa movimentação do mercado durante a Black Friday, os seus conectores de pagamento podem se comportar de maneira inesperada.

Portanto, é preciso ficar atento à performance dos conectores e à fila de processamento do seu sistema de antifraude. Além disso, certifique-se de que qualquer alteração nas configurações de condições de pagamento e afiliações seja feita com no mínimo 12 horas de antecedência.

8. Saiba os limites aceitos por cada marketplace

Se sua loja tem integrações com marketplaces, lembre-se que cada um deles impõe limites de:

  • Catalogação;
  • Atualização de preço;
  • Atualização de estoque; e
  • Disponibilidade de pedidos.

É essencial conhecer esses limites e se preparar para lidar com eles.

9. Confira se sua loja está segura

E depois confira de novo, porque este é um assunto sério.

Afinal, um dos maiores riscos que toda operação de e-commerce corre diz respeito à segurança da loja. E, durante a Black Friday, esse risco aumenta muito.

Para evitar esse problema, certifique-se de que todas as pessoas com acesso à sua loja tenham a autenticação de 2 fatores ativada. Veja como habilitá-la aqui.

Além disso, revise as permissões de acesso à loja. Quem pode fazer o que nela? Será que tanta gente precisa de acesso liberado a todos os módulos? Quais são as permissões dos parceiros e colaboradores?

10. Ações de marketing e campanhas

Entenda com antecedência qual será sua estratégia para o mês de Outubro ou Novembro. Qual é o seu público alvo, qual é o mais rentável, qual orçamento você vai colocar na sua campanha e quais são os canais que você vai utilizar pra divulgar sua marca ou oferta. 

 Crie imagens que divulguem a oferta em destaque, com informações do produto e deixando claro quais são os seus diferenciais. As campanhas online conseguem potencializar as vendas do seu negócio de forma rápida e efetiva. 

E você, como esta preparando sua empresa para iniciar as vendas da Black Friday? Já sabe o que precisa fazer pra alavancar as vendas e alcançar os objetivos da sua empresa? 

Comenta qual é a a ação que não pode faltar para o seu negócio.

Compartilha com a gente, o que achou desse artigo? Lembre-se estamos aqui para te ajudar!

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