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Depois de entender quais são as suas metas, quem é a sua persona, como criar o seu MVP, qual é o diferencial do seu negócio e como utilizar cada canal de um jeito diferente, é hora de elaborar uma estrutura para gerenciar e programar o seu calendário nas redes sociais.

Há uma ampla variedade de ferramentas para ajudá-lo nessa tarefa. Recomendamos o Trello para planejar conteúdo e Later, Hootsuite ou Buffer para programar esse conteúdo, porque todos oferecem planos gratuitos robustos para quem está começando.

Garimpo de ideias e planejamento de conteúdo

Como você sabe, muitas vezes as ideias simplesmente aparecem na nossa cabeça. E você precisa guarda-la a qualquer custo em algum lugar de fácil acesso. Para isso, o Trello é uma excelente opção: além de salvar ideias em quadros, nele você também pode anexar links, arquivos e notas para cada ideia que surgir na sua mente. É uma ferramenta que oferece flexibilidade tanto para você ser detalhista com o seu planejamento quanto para deixá-lo correr mais solto. Além de ter a versão no computador, você ainda pode acompanhar pelo celular.

Ao planejar suas publicações, sinta-se livre para resgatar aqueles arquétipos de conteúdo que você elaborou ou para buscar novas ideias e oportunidades de expressão para a sua marca. Lembre-se: o marketing nas redes sociais sempre conta com conteúdo reativo, orgânico e experimental.

Independentemente disso, crie um processo que permita manter um registro de ideias e desenvolvê-las até que estejam prontas para serem programadas no calendário das suas redes.

Elaboramos um modelo de quadro no Trello para vocês copiarem e adaptarem para atender aos seus próprios objetivos.

Copie este quadro do Trello e mexa nele como bem quiser!

Se você pretende publicar o mesmo conteúdo em vários canais, certifique-se de que esse conteúdo e o texto que o acompanha estejam otimizados para o canal em questão. Crie variações específicas para cada rede social em cada cartão; assim fica mais fácil de encontrar cada conteúdo na hora de começar a programar os posts.

Programação de conteúdo: publicar quando, onde e com qual frequência?

Conteúdo nas redes sociais já prontinhos, saindo do forno. Chegou a hora de agendar as suas publicações. Depois de elaborar o texto, selecionar a imagem e ajustar qualquer outro detalhe para o conteúdo sair perfeito para o mundo, programe isso tudo usando uma das ferramentas a seguir:

  • Buffer: programação fácil e automática.
  • Hootsuite: se o engajamento ativo ou o social listening é essencial na sua estratégia.
  • Later: se você está criando uma marca visual nas redes sociais que tem o Instagram como foco.

Com qual frequência é preciso publicar em cada um dos canais?

Esta ai uma duvida eterna de todos que trabalham com rede social. Qual a frequência? Preciso postar todos os dias? Embora algumas respostas possam ser realmente prescritivas, a dica é: comece devagar! Depois, aumente a frequência à medida que você desenvolve a sua rotina nas redes sociais e descobre o que funciona e o que é ideal para sua marca.

O segredo? Nem oito, nem oitenta: não queremos postagens a cada duas semanas, mas também não queremos encher nosso público com conteúdos! Não tem problema se, no início, você só conseguir publicar uma vez ou outra. Até você entrar no ritmo da ferramenta ou das publicações demora um tempinho. Procure, aos poucos, publicar pelo menos uma vez por dia e teste se uma frequência maior é de fato capaz de gerar resultados melhores em plataformas específicas.

Os “horários ideais” para publicar, tendo em vista seu público-alvo, são algo que você descobrirá na base da tentativa e erro. É válido ressaltar que esses horários também dependem da época do ano, além de outras variáveis.

Para começar, pense em qual momento do dia as pessoas verificam o próprio feed: pela manhã, na hora do almoço, ao sair do trabalho, antes de dormir.

O importante é agendar as publicações em lotes, com pelo menos uma semana de antecedência. Faça isso de uma tacada só, dedicando algumas horas por dia ao agendamento, para que você possa trabalhar em outras áreas do seu negócio enquanto as publicações vão ao ar nas suas redes sociais “sozinhas”.

Automatize tudo o que for possível ser automatizado, para que você tenha tempo para dar conta das tarefas que não podem ser automatizadas.

Tenha em mente que algumas atividades de marketing nas redes sociais simplesmente não podem ser agendadas com antecedência para que funcionem corretamente.

Existem outras responsabilidades, como responder ao seu público, gerenciar sua comunidadelançar anúncios, e é claro, criar conteúdo, que precisam de tempo para serem realizadas (embora seja possível terceirizar qualquer uma dessas funções sempre que você precisar).

O marketing nas redes sociais, principalmente no início, exige que você seja cauteloso em como você gasta o seu tempo.

Busque sempre pensar em formas de ser mais eficiente com o tempo que você tem disponível, adaptando ou reutilizando conteúdo, ou alocando verbas para publicidade paga, para gerar um retorno melhor sobre o tempo que você gasta criando conteúdo.

Mais dicas e recursos
  • Crie modelos:  Sempre que possível, abra a sua plataforma de criação de layout e faça alguns modelos de peças gráficas ou de texto de acordo com o que melhor engaja nas suas redes sociais. Assim, você facilita a divulgação de conteúdo, criando uma linha visual para sua marca e mantendo um feed bem organizado em cores e modelos. Outra sugestão clássica: salve a hashtag do Instagram que você mais usa, para que você já tenha ela memorizada para uma nova publicação, ou use o mesmo filtro nas suas fotos para produzir um feed com aparência uniforme e harmoniosa.
  • Fique de olho no calendário: O período de férias é ótimo para ser certeiro nas publicações. Preste atenção nas tendências que estão se desenhando para pensar em ideias interessantes para seu marketing nas redes sociais com antecedência. Confira o calendário da sua região e anote os feriados e as datas festivas que estão por vir! Já adicionamos algumas datas no planejamento lá de cima pra você duplicar e usar na sua programação.
  • Posts sob medida para cada canal: Você pode compartilhar a mesma postagem ou imagem em diferentes redes sociais, mas adapte cada texto, imagem ou vídeo para cada uma delas. Cada rede social tem um público diferente e uma forma de consumo diferente.
  • Reserve tempo para interação proativa: As redes sociais são uma via de mão dupla, e você precisa interagir com as pessoas de vez em quando nas suas próprias publicações para que o engajamento funcione. NÃO POSTE E SAIA CORRENDO. Isso significa que você tem que tirar um tempinho para comentar nos posts de outras pessoas, tuitar para outros membros da sua comunidade, ou seja, ser sociável nessas plataformas.

Eai, gostou dessas dicas rápidas que passamos aqui pra vocês? Comenta aqui o que você faz pra manter seus conteúdos organizados e em ordem.

Compartilha com a gente, o que achou desse artigo? Lembre-se estamos aqui para te ajudar!

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