5 dicas de como ser produtivo sem um escritório
Estamos a mais de 1 ano reclusos, em pandemia, mudanças recorrentes do nosso cenário econômico e o mais importante, tendo que se adaptar a todos os momentos que estamos passando financeiramente e psicologicamente. Algumas pessoas aproveitaram esse momento para empreender ou focar mais na sua empresa durante o “tempo livre” dentro do carro ou metro. E é ai que a gente entra.
Se nos últimos meses, vimos grandes empresas como Twitter, XP e outras, adotarem o home office como o escritório oficial dos funcionários, então porque você, empreendedor, está na dúvida sobre a necessidade de um escritório físico?
Lógico que existe os prós e contras de ter um escritório físico, mas hoje vamos detalhar um pouco mais sobre como ser produtivo trabalhando no home office ou em espaços colaborativos.
1. Faça da sua casa, o seu escritório
Nem pense em colocar o notebook no colo e ficar deitado o dia inteiro na cama que isso não é trabalho, meu caro amigo. Com isso em mente, separe um ambiente da sua casa para fazer de escritório e o decore como se fosse um.
Invista em um cadeira confortável e uma mesa apropriada para montar o seu home office. Além disso, o cantinho de trabalho deve ser composto com todos os materiais e ferramentas que você utiliza, normalmente, no escritório.
2. Defina um horário
Apesar do home office possibilitar uma certa flexibilidade na sua rotina, é importante definir um horário específico para trabalhar. Com isso, você se dedica exclusivamente para a execução das suas tarefas durante o período determinado.
Porém, use a inteligência emocional e o autoconhecimento para estabelecer seu horário. Ou seja, você é mais produtiva à noite, então não coloque o despertador para tocar às 7h da manhã. Além disso, respeite a hora do término do seu trabalho para “sair” do home office.
3. Prepare-se para trabalhar
Aqui não estou falando de planejamento do dia, mas de algo mais prático: das suas roupas. Desse modo, minha dica é para você se vestir como se estivesse indo para o escritório. Isso porque ficar de pijama o dia inteiro é um hábito muito improdutivo e sabotador de resultados.
Você não precisa colocar terno e gravata, todos os dias. Com roupas confortáveis, você ainda tem a impressão de separar sua vida doméstica da profisssional.
4. Mantenha o contato com o mundo exterior
Para eliminar o sentimento de exclusão, é fundamental manter a comunicação com seus colegas, colaboradores e clientes. Por isso, procure organizar reuniões semanais para dar e receber feedbacks, relatar os resultados e reconectar com a sua equipe.
5. Estabeleça metas e prazos
Uma dica muito importante para você que está iniciando o trabalho remoto é não caia na armadilha do “tenho todo o tempo do mundo”. Afinal, deixar tudo para a última hora é o maior inimigo da produtividade.
Para que isso não ocorra, defina metas pequenas e os prazos de entrega. Com isso, organize o seu dia ou, até mesmo, a sua semana de acordo com as suas prioridades.
E você tem alguma técnica? Se sim, deixa nos comentários!
Compartilha com a gente, o que achou desse artigo? Lembre-se estamos aqui para te ajudar!