Tempo de Leitura: 3 minutos

“Como criar uma campanha de google search?

Principal fonte de receitas do Google e geralmente a primeira opção a se considerar para investimentos em mídia paga em uma estratégia de Marketing Digital, o Google Ads (ex-Google AdWords) destaca-se por ser uma plataforma de anúncios self-service com a possibilidade de empresas de qualquer tamanho anunciarem e extraírem resultados.

mas afinal, O que é o Google Ads (ex-Google AdWords)?

Google Ads é a plataforma de anúncios e principal fonte de receita do Google. Nele, o próprio anunciante desenvolve seus anúncios e determina onde exibi-los, seja na Rede de Pesquisa, em diversos sites pela Rede de Display ou até em outros produtos como Youtube e Gmail.

Depois de criar uma conta no Google Ads e configurar as opções de faturamento (a ferramenta aceita pagamentos via cartão de crédito ou boleto), você tem a possibilidade de escolher qual o tipo de campanha você quer desenvolver:

  • Pesquisa: anúncios de texto nos resultados de pesquisa
  • Display: anúncios gráficos em sites
  • Vídeo: anúncios em vídeo no YouTube
  • Shopping: informações de produtos no Google
  • Discovery: anúncios em feeds on-line
  • App: promoção do seu app em vários canais
  • Local: promoção dos seus locais em vários canais
  • Inteligente: automatização das suas campanhas

Rede de Pesquisa do Google é o tipo de campanha mais concorrido, visto que possibilita exibir anúncios de texto diretamente na ferramenta de pesquisas mais utilizada no mundo para usuários que estão buscando exatamente o que a empresa tem a oferecer. Por dia, são mais de 5 bilhões de buscas dentro do Google. 

Um bom anúncio na Rede de Pesquisa é capaz de atrair mais visitas e diminuir o custo por clique, que pode ser a diferença entre um negócio viável economicamente e outro inviável. Por isso, entender a relevância dessa etapa e fazê-la com qualidade é fundamental nos resultados.

Criar uma nova campanha e escolher sua meta

A primeira etapa é criar uma nova campanha e escolher a meta. Essa meta ajudará você a determinar o melhor tipo de campanha para alcançar seu público-alvo. Atenção: você precisa ter criado a sua conta de anúncios e colocado os dados de faturamento pra iniciar esse passo-a-passo.

  1. Faça login na sua conta do Google Ads.
  2. Clique em Campanhas.
  3. Clique no ícone de adição  para criar uma Nova campanha.
  4. Escolha a meta VendasLeads ou Tráfego do site.
    • Também é possível Criar uma campanha sem meta.
  5. Em “Selecione um tipo de campanha”, escolha Pesquisa.
  6. Em “Selecione como você quer alcançar sua meta”, insira mais informações sobre sua empresa.
  7. Clique em Continuar.
  8. Na próxima página, atribua um nome à campanha.
Selecionar configurações da campanha

Agora, você escolhe para quem segmentar seus anúncios e como o orçamento será gasto, além de poder otimizar a campanha adicionando extensões.

Talvez apareçam mensagens de orientação para garantir que determinadas configurações não estejam impedindo a exibição dos seus anúncios. Corrija todos os possíveis problemas antes de publicar a campanha.
Configurar grupos de anúncios

Depois de configurar a campanha, crie grupos de anúncios. Cada um deles precisa ser relevante para o que as pessoas interessadas nos seus produtos procuram on-line.

Digamos que você tenha uma loja de móveis. Você pode criar um grupo de anúncios chamado “sofás” e segmentar palavras-chave como “sofás de couro”, “sofás” e “poltronas”. Depois, crie anúncios sobre os sofás e vincule-os à seção desse tipo de móvel no seu site.

Há duas maneiras de criar grupos de anúncios:

  1. Padrão: você insere um conjunto de palavras-chave relacionadas às pesquisas e cria anúncios que correspondam a elas.
  2. Dinâmico: o Google usa o conteúdo do seu site para segmentar automaticamente pesquisas e criar anúncios.
Criar anúncios de pesquisa

Ao criar anúncios, um dos aspectos mais importantes que você deve considerar é a relevância das palavras-chave. Crie títulos e descrições que correspondam às palavras-chave do grupo de anúncios. Também é recomendável criar pelo menos três anúncios em cada grupo

Além desse passo-a-passo simplificado que preparamos pra vocês, que tal conferir as boas práticas de mercado no nosso Instagram? É só procurar por @ideapartner e acompanhar a melhor forma de otimizar suas campanhas de forma rápida e eficaz. 
 

Tem alguma dúvida sobre marketing digital e como planejar suas campanhas online? Então vem conferir esse artigo aqui

Compartilha com a gente, o que achou desse artigo? Lembre-se estamos aqui para te ajudar!

Related Posts

Deixe o seu Comentário