Tempo de Leitura: 2 minutos Existem diversos tipos de pesquisas, elas são as principais ferramentas para encontrar respostas, ajudar na tomada de decisão e produzir novos conhecimentos e aprendizados. As Pesquisas são fundamentais no mundo do empreendedorismo, seja para conhecer melhor seu negócio, seu mercado, seu produto, seu cliente, ou para validar qualquer tipo de hipótese! Em todos os casos serão as pesquisas que lhe darão dados para tomar decisões…
Tempo de Leitura: 3 minutos Conhecer bem o seu cliente é um passo fundamental para o sucesso da sua empresa!
Entender o que o cerca, como pensa, vê, age e se comunica nos ajuda a entender suas necessidades e o melhor produto para atende-las!
Ferramentas como a PERSONA e o MAPA DA EMPATIA te ajudarão neste processo de “intimidade” e entendimento da personalidade, valores, princípios, desejos, ansiosos e principalmente suas necessidades mais profundas do seu cliente!
Tempo de Leitura: 3 minutos A análise SWOT, ou FOFA em português, é uma das ferramentas mais simples e completas de gestão para que você possa entender a sua empresa, o mercado e os seus concorrentes avaliando assim o seu grau de competitividade e permitindo um planejamento estratégico voltada à uma maior competitividade! Você iria para uma batalha sem conhecer as suas próprias “armas” e suas “vulnerabilidades”? Entraria em combate…
Tempo de Leitura: 3 minutos Parabéns! Se você chegou até aqui é porque já segmentou seu mercado, validou seu problema e agora está pronto para validar sua solução! Sim, sua solução, não sua ideia, porque você já entendeu que sua ideia resolve um problema e que portanto você precisa primeiro validar esse problema para então desenvolver uma solução, Certo? Não? Ficou confuso, não sabe do que estamos falando leia os 5 passos para empreender…
Tempo de Leitura: 3 minutos O que é PITCH? PITCH significa literalmente “Jogar” ou “arremessar”, ou seja, é o momento chave em que você apresenta de forma direta e curta a sua ideia ou projeto com o objetivo de vende-lo para clientes, sócios, parceiros ou investidores! Como em todo jogo você deve treinar, treinar e treinar, pois em muitos casos você terá um único arremesso! Tipos de Pitch Existem diversos…
Tempo de Leitura: 3 minutos Negociação eficaz é a busca de um acordo que satisfaça a necessidade de ambas as partes minimizando ou até eliminando as diferenças! Negociamos o tempo todo, em casa, no trabalho, na vida, desde do filme que vamos ver com a família e amigos até uma venda ou compra de um produto. Neste sentido para haver uma real negociação ambas as partes precisam estar em posição…
Tempo de Leitura: 3 minutos Segmentação de Mercado, afinal o que é isso? Segmentar significa fracionar ou dividir o seu mercado em partes de modo que seja possível selecionar, através de características, a parcela que representa o principal perfil dos seus clientes! Quanto mais você conhece seu cliente, assim como nas relações pessoais, melhor você se comunica, relaciona e entrega valor. Por isso a segmentação de mercado é parte fundamental…
Tempo de Leitura: 3 minutos Market Fit Market Fit ou em tradução literal “ajuste de mercado” é um termo criado por Marc Andressen, fundador da Netscape e investidor no Vale do Silício, com o objetivo de apresentar os motivos pelos quais algumas startups tem sucesso e outras não. Em seus estudos Andressen observou que entre os fatores determinantes do sucesso o Produto e o Mercado se destacavam, chegando a “fórmula do…
Tempo de Leitura: 3 minutos Pivotar, Pivô, Pivote Pivotar vem do termo “PIVOT” em inglês que significa girar ou mover. Este termo é muito conhecido no basquete o qual tem a figura do Pivô que é o responsável por despistar o adversário, girando ao redor de si mesmo, sem perder o pé de apoio, até encontrar um ponto de saída para passar a bola e seguir em frente. Usando esta…
Tempo de Leitura: 3 minutos Mais que “raios” é Brainstorming? Brainstorming é uma técnica criada em 1942 por Alex Osborn com o intuito de promover a criatividade, a inovação e a busca por soluções criativas e diferenciadas. Estes objetivos só podem ser alcançadas utilizando-se o conceito básico desta técnica que é a ausência de julgamento, ou seja, não existem ideias malucas mas sim ideias que ainda não foram realizadas ou…