Tempo de Leitura: 3 minutos

Mais que “raios” é Brainstorming? 

Brainstorming é uma técnica criada em 1942 por Alex Osborn com o intuito de promover a criatividade, a inovação e a busca por soluções criativas e diferenciadas. 

Estes objetivos só podem ser alcançadas utilizando-se o conceito básico desta técnica que é a ausência de julgamento, ou seja, não existem ideias malucas mas sim ideias que ainda não foram realizadas ou lapidas, sendo assim o seu principal objetivo é promover o maior número de ideias, não por menos, sua tradução literal é “tempestade de ideias”. 

Brainstorming

Quando Aplicar?

Neste sentido, esta técnica pode ser utilizada em diversos cenários, desde grandes organizações até em grupos de amigos para definição de um projeto escolar ou a criação de uma nova empresa, em todos os casos o foco é encontrar soluções criativas e inovadoras para um problema, seja este interno ou de um cliente a ser estudado. Mas não se engane, não é porque se trata de uma tempestade que deve ser bagunçado, muito pelo contrário, para que a técnica de Brainstorming seja bem aplicada é preciso seguir 7 passos:

    1.  Define e conheça o problema a ser abordado
    2.  Escolha um facilitador
    3.  Alinhe as regras
    4.  Convide Pessoas diferentes
    5.  Defina um Local e Duração
    6.  Define os critérios de seleção e aceitação
    7.  Alinhe o fluxo de funcionamento
1-) Defina e conheça o Problema a ser abordado 

Para se ter o foco necessários e para que as ideias sejam aderentes ao problema que se está tentando resolver é importante que o mesmo esteja claro para todos os envolvidos e que os estes conheçam, minimamente, a área em questão. Não sabe qual problema abordar? Conheça os 5 passos para começar a empreender

2-) Escolha um facilitador

Por ser uma técnica dinâmica de alta interação é recomendado que seja eleito uma pessoa para facilitar e coordenar as discussões e o andamento da atividade. 

3-) Alinhe as regras

É fundamental alinhar algumas regras com os participantes para garantir o bom funcionamento da dinâmica e um ambiente seguro para a inovação, tais como:

    • Não julgar – Nenhuma ideia é ruim
    • Uma discussão por vez
    • Quantidade é o que importa
    • Pense visualmente – Escreva e compartilhe suas ideias
4-) Convide pessoas diferentes

Escolha pessoas diversas, para enriquecer a dinâmica, dentro de uma organização estamos falando de pessoas de diferentes áreas, dentro de um grupo de amigos, de pessoas que pensam diferente de você, como por exemplo pessoas de idades, carreira e experiências diferentes.

5-) Defina um local e duração

Para que a dinâmica tenha assertividade e não disperse a atenção dos envolvidos é importante ter um tempo pré-definido bem como um local que promova a criatividade dos mesmos. 

6-) Defina os critérios de seleção e aceitação

Defina os critérios de seleção e aceitação das ideias, ou seja, alinhe com a equipe quais são as características fundamentais e quais são as mais importantes, sugerimos atribuir um peso de 1 à 5, o que irá facilitar na classificação das ideias e na seleção das mais aderentes as necessidades estabelecidas.

7-) Alinhe o fluxo de funcionamento

Para que todos os envolvidos estejam a par do funcionamento da técnica, alinhe com os mesmos o fluxo de funcionamento da atividade, conforme listado abaixo:

    • As regras são alinhadas;
    • O problema é apresentado;
    • As regras de aceitação e seleção são definidas;
    • Todos escrevem suas ideias preliminares (sugerimos o uso de post-its);
    • As ideias escritas são apresentadas e discutidas em grupo (sempre respeitando as regras estabelecidas, em especial o não julgamento) com o objetivo de promover novas ideias;
    • As ideias são passadas nos critérios de seleção e aceitação e ranqueadas (colocadas em uma ordem numérica de acordo com seu nível de adequação aos critérios estabelecidos.

Lembre-se de não votar uma ideia mas de entrar em um consenso! Após selecionar a ideia que mais se adere ao problema em questão desenvolva um Canvas para o mesmo, quer saber o que é e como fazer um Canvas? Confere este outros Post aqui  

Deixe suas dúvidas, comentários ou sugestões de tópicos.

Estamos aqui para te Ajudar!

Related Posts

Deixe o seu Comentário