O que é PITCH?
PITCH significa literalmente “Jogar” ou “arremessar”, ou seja, é o momento chave em que você apresenta de forma direta e curta a sua ideia ou projeto com o objetivo de vende-lo para clientes, sócios, parceiros ou investidores!
Como em todo jogo você deve treinar, treinar e treinar, pois em muitos casos você terá um único arremesso!
Tipos de Pitch
Existem diversos “tipos” de Pitch, o que diferencia entre eles é o tempo que você terá pra apresentar o seu projeto, que pode variar de 1 à 20 minutos, e o enfoque que você dará a diferentes tópicos de acordo com o tempo e objetivo que você tem com esta apresentação.
O mapa abaixo resume bem a diferença entre eles.
Pontos Chaves de um Pitch
Em todos os casos você precisa ter na ponta da língua 5 pontos chaves:
- PROBLEMA – Qual dor meu projeto soluciona?
- PÚBLICO – De quem é esta dor? Quem é meu cliente?
- SOLUÇÃO – O que estou oferecendo?
- DIFERENCIAL – Porquê o meu projeto?
- O QUE ESTÁ BUSCANDO – O que preciso? Porquê?
Conforme destacado no mapa acima você pode e deve ir explorando outros tópicos de acordo com o tempo disponível e o interesse dos envolvidos.
Elevator Pitch
O primeiro e mais conhecido dos Pitchs é o “Elevator Pitch”, ou discurso de elevador, no qual você tem entre 30 segundos à um minuto para explicar seu projeto, isto porque será aproximadamente este tempo que você terá caso encontre a pessoa certa para o seu negócio em um elevador ou uma situação inesperada, como um restaurante ou evento, será dentro desse tempo que você precisará chamar atenção e gerar interesse para uma próxima conversa.
É fundamental que você saiba com quem está falando e quais as expectativas desta pessoa ou público, lembre-se que em todos os casos é um processo de negociação e por isso você deve se preparar! Temos um artigo falando sobre os 5 passos de uma negociação eficaz!
Como preparar um Pitch
Por isso, independente do tempo e do momento, sugerimos que você elabore uma apresentação com as informações abaixo e adeque a mesma conforme sua necessidade.
- Problema: Qual a dor? O que quer resolver?
- Público: Para quem está olhando? Quem é seu cliente?
- Solução: Qual é a solução? O que está oferecendo?
- Diferencial: Porquê você? Market Fit
- Modelo de negócio: Como vai ganhar dinheiro? Como vai vender? É escalável?
- Mercado
- Tamanho do Mercado
- Qual a “fatia” que você quer
- Utilizar indicadores relevantes para o seu setor
- Concorrentes (Matriz de Competição)
- Equipe: Porque vocês? O que mais conta é o equilíbrio e a complementaridade.
- Propósito: Quem é você, porque esta empresa é importante para você?
- Projeção financeira: Métricas de Crescimento,
- O que está Buscando: O que precisa para seguir em frente? Como vai fazer?
DICAS FINAIS
Você é a alma do negócio
Para Waengertner, da Ace, o que mais importante em um pitch é o empreendedor “se me mandassem em papel as informações da empresa, teoricamente substituiria o pitch, mas a gente também quer ver o empreendedor. Não só a desenvoltura, mas ver o brilho no olhar dele”.
Regra dos 10 Slides
Segundo Guy Kawasaki, ex-chefe evangelista da Apple, você deve seguir a regra dos dez slides com tamanho de fonte 30, é mais fácil de ler e deixa todos na mesma sincronia.
Agora que você já sabe como fazer o Pitch perfeito! Se prepare para esse momento de negociação 👉 Confere este outros Post aqui
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