Fornecedor ou parceiro? Quem é você nessa relação? Quais as diferenças? Como estabelecer uma Parceria?
Para que uma empresa funcione ela sempre dependerá de uma cadeia ao seu redor, isto é, de outras empresas que fornecem insumos e serviços para o seu funcionamento, não importa o tamanho do seu negócio, você sempre precisará de outros para lhe ajudar a produzir, vender e entregar o seu produto.
Esta relação é ainda mais importante em Startups, uma vez que por se tratar de uma empresa inovadora os seus processos ainda não estão bem definidos e, portanto, a flexibilidade e adaptação é ainda mais fundamental.
Não sabe o que é uma Startup? Confira este artigo!
“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”
Aqueles que entregam esses produtos ou serviços são inicialmente conhecidos como fornecedores, entretanto essa relação pode e deve evoluir para uma parceria, uma relação que resulta em vantagens e benefícios para ambas as partes.
Mas como saber se tenho, ou sou, um fornecedor ou parceiro?
As 3 Diferenças fundamentais entre Fornecedor e Parceiro
1-) Curto X Longo Prazo
Fornecedores estão focados no curto prazo, ou seja, querem potencializar o seu ganho ao máximo hoje e agora é uma relação que começa e termina em um curto período de tempo.
Já os Parceiros estabelecem relações de longo prazo, baseadas em confiança e benefício para ambas as partes.
2-) Contratado X Flexibilidade
Enquanto os Fornecedores se atentam a comprimir exatamente e somente o que está estabelecido em contrato, nem uma vírgula a mais nem a menos, os Parceiros entendem que é preciso ter flexibilidade, ser adaptável as necessidades e demandas da outra parte, é importante ressaltar que está é uma via de mão dupla, ou seja, que beneficia ambas as partes.
3-) Lucratividade X Crescimento
Um Fornecedor está focado no lucro, visando obter o maior ganho possível com o menor esforço, quanto mais puder ganhar mais ele irá cobrar.
Do outro lado o Parceiro visa uma relação de crescimento, ou seja, oferece e trabalha com o melhor custo benefício, uma vez que o crescimento de uma parte irá trazer benefícios para outra.
As vantagens de uma Parceria são inúmeras uma vez que você sai de uma relação em que uma parte ganha e outra parte (ganha X perde), para uma relação em que ambas as partes ganham (ganha X ganha), ou seja, ao invés de ter um “inimigo” a ser vencido, você tem um “amigo” a ser conquistado.
3 Vantagens de ser e ter um Parceiro
1-) Vantagem Competitiva
Ao ter um Parceiro ao seu lado você contará com alguém que visa oferecer as melhores condições de preço, qualidade, prazo de entrega, entre outros. Uma vez que esta é uma relação de benefício mutuo vocês estarão sempre trabalhando a favor um do outro, tendo flexibilidade e se adaptando as necessidades para o crescimento e fortalecimento de ambos!
2-) Aumento da Carteira de Cliente
Uma vez que uma parceria é baseada em confiança e credibilidade a indicação de serviço ocorrerá de forma natural e sincera, o que leva a ser recebida com bons olhos oferecendo grandes chances de troca de clientes.
3-) Otimização de Processo e Inovação
Sendo uma parceira uma relação de longo prazo, ambas as partes entendem e conhecem os processos internos de seus Parceiros, o que pode levar a otimização deste processos e até mesmo promover a inovação, isto porque, uma vez que esta relação se beneficia do crescimento mutuo, ambos estão dispostos a adaptar, flexibilizar e melhorar produtos, serviços, prazos, modo de entrega, e o que for necessário para o benefício de ambas as partes.
Agora que você já entendeu as vantagens de ser e ter um parceiro, deve estar se perguntando, mas como encontrar e estabelecer esta parceria?
3 Indicadores de que você é ou tem um Parceiro
1-) Valores semelhantes
Uma vez que uma parceria é baseada em uma relação de longo prazo, de confiança e credibilidade é fundamental que os valores sejam semelhantes, ou seja, você deve entender quais são os objetivos, princípios e fundamentos que o seu parceiro tem para crescer e se desenvolver? Bem como, quais são os limites e intenções que você tem para com o seu negócio?
Entender seus valores e buscar parceiros que compartilhem do mesmo, é um grande passo para encontrar o parceiro ideal.
2-) Comunicação
Assim como em nossas relações pessoais, as relações profissionais, em especial as de longo prazo, precisam de dedicação, atenção e principalmente alinhamento, para tanto a comunicação constante é um principio fundamental para estabelecer e manter uma relação de parceria.
Ao buscar um parceiro verifique se a forma e disponibilidade para a comunicação atende a necessidade de ambas as partes.
3-) Interesse no Crescimento do outro
Para que uma relação de parceria se estabeleça é importante que exista um interesse comum no crescimento da outra parte, ou seja, é preciso ter um olhar sincero no como ajudar, melhorar e beneficiar a outra parte, uma vez que é clara esta sinergia na relação.
Está buscando um parceiro? Nós podemos te ajudar, clique e saiba mais!
Quer aprender a ter uma negociação eficaz, confira este artigo!
Deixe suas dúvidas, comentários ou sugestões de tópicos, lembre-se Estamos aqui para te Ajudar!
