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“Porque eu preciso me preocupar com 
e-mail marketing no meu negócio?”

Uma dúvida comum entre muitos empresários é a efetividade dos disparos de e-mail marketing. Será que vale a pena o esforço? Será que eu deveria me preocupar com esse formato gratuito (depende do tamanho da sua base e do volume de disparos)? São muitas dúvidas que pairam sobre todo dono de negócio. De acordo com a pesquisa E-mail Marketing Trends, 77,2% das empresas utilizam e-mail diariamente e 96,2% acreditam na eficácia do uso de uma estratégia de e-mail marketing.

Esses números podem ser compreendidos quando levamos em conta as várias vantagens do e-mail marketing, como:

  • é rápido como um telefonema;
  • disponibiliza métricas de abertura, clique e de erros;
  • não interrompe o usuário;
  • baixo custo;
  • passivo de segmentação e personalização.

Isso se prova também através do seu alcance, que só dependerá do tamanho da sua base de leads e assinantes.

POR QUE O EMAIL É TÃO IMPORTANTE NO MARKETING DIGITAL?

Os dados acima nos mostram uma coisa: o e-mail marketing é, sim, efetivo. Se levarmos em conta as novas ferramentas e funcionalidades disponíveis, podemos reforçar ainda mais o papel dele dentro de uma estratégia digital. Hoje em dia, é possível segmentar sua base, saber quais horários e dias de disparos dão o melhor retorno, personalizar ao máximo suas mensagens e muitas outras funções que otimizam ainda mais esse canal.

Além disso, o alcance do e-mail é indiscutível. É difícil encontrarmos uma pessoa que não possua, pelo menos, uma conta de e-mail – esta ferramenta já está completamente incorporada à vida e à rotina das pessoas, seja na vida pessoal ou profissional. Isso permite que sua empresa se comunique com praticamente todo mundo, diferente das redes sociais.

Tudo isso pode se resumir em uma palavra: relacionamento. O e-mail marketing é um importantíssimo canal de relacionamento entre uma marca e seus clientes. Desde os primeiros contatos, passando pela nutrição do lead, até o fechamento de um negócio.

3 DICAS RÁPIDAS PARA TRABALHAR DA FORMA CORRETA

Agora que você entendeu a importância do e-mail marketing dentro de uma estratégia de marketing digital, é hora de colocar o que aprendeu em prática. Por isso, separamos 3 dicas rápidas (e valiosas) sobre como trabalhar seu e-mail marketing da forma correta, ou seja, para que ele traga resultados positivos para o seu negócio.

BASE DE CONTATOS:

Sem uma boa base de contatos, é impossível conseguir resultados com e-mail marketing, portanto, invista em montar um bom mailing. Comprar uma base de e-mail é um dos maiores erros que você pode cometer quando se fala nessas estratégias: essas listas podem ser desatualizadas, não são do público que você quer atingir, são pessoas que podem nunca ter ouvido falar da sua empresa, ou ainda seu concorrente pode ter uma base igual ou praticamente igual a sua… Montar uma base de contatos é um trabalho contínuo e deve ser feito através de cadastros no seu site, landing pages onde os potenciais clientes forneçam suas informações e transformem-se em leads, contatos comerciais e em eventos, entre outros. Uma base própria será composta por pessoas que conhecem sua empresa e que deram autorização para receber suas mensagens, o que impacta positivamente em taxas de abertura, clique e conversão. Além disso, você terá um controle maior sobre a sua base, atualizando-a sempre que necessário.

SEGMENTAÇÃO:

As formas de segmentação hoje são diversas e você deve aproveitar isso ao máximo antes de disparar um e-mail marketing: considere o produto ou serviço que está vendendo, suas personas, em qual fase da jornada de compra essas pessoas estão, se são potenciais clientes ou se já compraram uma vez com sua empresa, se visitaram uma página específica do seu site ou fizeram o download de algum material, etc. As possibilidades são muitas!

AUTOMAÇÃO:

Por fim, hoje em dia, contamos com a ajuda de diversas ferramentas de automação de e-mail marketing que não só facilitarão seu trabalho, como o tornará muito mais assertivo. Grande parte das ferramentas disponíveis atualmente reúnem diversas funcionalidades que mencionamos ao longo do artigo, como a gestão da base de contatos, possibilidade de segmentação, a própria criação do e-mail marketing, programação de disparos, monitoramento de resultados, etc.

Tem alguma dúvida sobre marketing digital e como planejar suas campanhas online? Então vem conferir esse artigo aqui

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