“Empreendedorismo na Crise”
Empreender em tempo de crise, é um bom negócio? Aonde empreender? Como Fazer?
Essas são perguntas que muitos de nós fazemos em tempos difíceis em que a incerteza é a única certeza que temos, alguns olham para o empreendedorismo como a grande oportunidade, outros como a última saída, mas independente do motivador o fato é:
Empreender em tempo de crise é uma oportunidade disfarçada!
Porque Empreender na Crise?
Menor Concorrência
Segundo James Surowiecki, colunista da revista americana The New Yorker, empreender em tempos prósperos é mais fácil, mais fácil de obter dinheiro e mais fácil de vender, e justamente por isso que é nesse momento que a concorrência aumenta trazendo o que chamamos de “efeito manada”, neste sentido empreender na Crise te oferecerá a vantagem de uma menor concorrência permitindo que posições de vantagem competitiva sejam estabelecidas como em nenhum outro momento.
“Acelerar enquanto outros freiam é a Certeza de ganhar terreno”
Te torna resiliente
“Empresas são como seres humanos: inícios difíceis moldam homens maduros” (James Surowiecki)
Aqueles que começaram a empreender em tempos de bonança serão os primeiros a desistirem ao menor sinal de dificuldade, enquanto aqueles que começaram a empreender em meio a crise se tornam mais resilientes as dificuldades.
Um bom exemplo é a Amazon, você acredita que a maior empresa de comércio eletrônico do planeta quase quebrou quando a bolha da internet estourou?
No auge da crise seu valor de mercado caiu 95%, sem dizer das centenas de milhares de dólares em dívida que a empresa acumulava, o seu fechamento era visto como certo!!
Mas a fé inabalável de seu fundador Jeff Bezos, que neste ano de 2021 deixa o comando da empresa da empresa, não concordava com esse veredito , veja seu depoimento no auge da crise “Isso (a falência de empresas no seu mercado) é saudável. É como se fosse um sistema biológico de seleção natural. Estamos passando por um período de consolidação. É do período de consolidação que saem os líderes, os mais fortes. E nós somos os melhores.”
estimula a imaginação
Quando tudo vai bem, empreender é fácil, o tradicional e o básico vendem, a questão é que é na crise que as grandes ideias acontecem!
“Em momentos de dificuldades, a imaginação é mais importante do que o conhecimento.” (Albert Einstein)
Não faltam exemplos:
Você acredita que o “Banco Imobiliário” surgiu na crise de 29 (Crash da bolsa americana) por um pai desempregado tentando ocupar o tempo de seus filhos? E que a Avon foi criada por um vendedor de enciclopédias que não vendia nada?
E não para por ai, a Sony uma das potências em seu mercado só ganhou espaço na europa porque em meio o período pós guerra, um vendedor Japonês com um radio na mão, muitas vezes hostilizado (pois os Japoneses eram considerados um dos responsáveis pela dor da guerra), e com um produto desacreditado (pois os produtos orientais eram vistos como de baixa qualidade) não desistiu frente as dificuldade e criou uma maneira nova de promover e vender o seu produto com pouco dinheiro!
Se quiser conhecer mais detalhes dessas histórias nos siga nas redes sociais, lá contamos em detalhes essas e muitas outras histórias inspiradoras no nosso quadro INSPIRA-AÇÃO!
Aonde Empreender?
Muitos diriam, o obvio, em tempo de crise devemos olhar para os produtos de primeira como alimentação e vestuário, afinal:
“Não importa o que aconteça as pessoas sempre irão comer e se vestir”
Não deixa de ser verdade, o problema é que todos pensam assim e mesmo em tempo de crise esses setores ficam sobrecarregados devido ao “pensamento de manada”, aonde todos pensam igual, levando a hiperconcorrência, deixando muitos mercados “abandonados”!
Quer ver?
Com menos de 4 meses após o crash da bolsa de valores dos Estados Unidos, uma das maiores crises financeiras do mundo, a mais elitizada que existirá foi criada, sim a Fortune foi lançada nesta época, e pasmem, com um ticket médio em relação as revistas de luxo 4 vezes maior!
E sabe porque? Porque:
“O ser Humano nasceu para Sonhar”
Nós sempre vamos acreditar e desejar dias melhores, e este desejo fica ainda mais intenso em tempos de crise, justamente por ser mais difícil vivencia-lo e demonstra-lo!
Isto não quer dizer que você deva atuar no mercado de luxo, apenas queremos te mostrar que você pode e deve olhar fora da caixa do óbvio!
E você, o que acha sobre empreender na Crise? Deixa no comentários!
Não sabe se o Empreendedorismo é Para você? Então confere este artigo “Empreendedorismo é um Caminho para Todos? !
Compartilha com a gente, o que achou desse artigo? Lembre-se estamos aqui para te ajudar!