Como manter a produtividade no home office?
2021 está com cara de “deja vú”, não acha? Estamos começando mais um ciclo de trabalho remoto, home office, teletrabalho ou qualquer variação que a sua empresa dá para o trabalho que não é feito do escritório. E sabemos que todos estão esgotados fisicamente e psicologicamente.
E o impacto desse esgotamento reflete diretamente na rotina de trabalho, nas tarefas e no nosso dia a dia, com a cabeça completamente cansada e pronta pra desligar.
“Isso porque, ao acordar até chegar ao escritório, aproximadamente 40% das atividades realizadas são inconscientes e autômatas, incluindo escovar os dentes e pegar o transporte”, descreve a neurocientista Thaís Gameiro, sócia-fundadora da Nêmesis Neurociência Organizacional. “O cérebro atua assim para poupar energia”, explica.
Quando a rotina e o ambiente de trabalho mudam, há a necessidade de mais concentração em atividades que antes passavam batidas, gastando recursos e gerando cansaço. Além disso, a neurocientista lembra que assimilamos informações do ambiente de forma inconsciente, que também interferem na produtividade da nossa rotina.
Pensando nisso, e com o objetivo de ajudar vocês, pensamos em algumas dicas pra te ajudar a manter a produtividade no home office:
1 – Separe um lugar específico para trabalhar
Escolha uma ambiente da casa, de preferência silencioso e que não seja o seu quarto, só para você. Ali, instale seus aparelhos eletrônicos, organize documentos necessários para o trabalho e garanta que ninguém mais use o cômodo para outros fins. Isso o ajudará a separar os momentos de trabalho dos de lazer.
2 – Determine horários e estabeleça metas
Não é porque você está em casa que seu chefe ou equipe não cobrará produtividade ou atenção. Pelo contrário, por isso saiba quantas horas efetivas você está trabalhando e o quanto conseguirá produzir naquele dia. Em seguida, garanta que as tarefas sejam cumpridas.
3 – Crie uma rotina e não esqueça os intervalos
Estabelecer uma rotina o ajudará a manter tudo dentro do previsto. E não deixe de fazer intervalos para recarregar as energias. Afinal, se você tinha pausas enquanto trabalhava em escritório, não há razão para deixar de fazê-las só porque está em casa, certo?
4 – Seja acessível
Um dos maiores problemas do home office é não conseguir contato com chefes ou equipes quando necessário. Portanto, mantenha-se sempre online durante o expediente e não esqueça de avisá-lo sempre que não estiver disponível.
5 – TIRE O PIJAMA
Segundo Gameiro, o pijama emite sinais inconscientes de relaxamento e descanso. “Um exemplo é que nossa postura social e corporal muda quando vestimos uma determinada roupa”, ilustra. Contudo, você pode deixar o terno e gravata no armário. “Escolha uma roupa que você poderia usar em uma call sem parecer desleixado”, recomenda.
6 – SAIBA A HORA DE PARAR
Sem as regras de horário do escritório, o profissional pode extrapolar na jornada de trabalho em casa. “Mas conforme a semana evolui, o cansaço e estresse prejudicam as funções cognitivas”, alerta Gameiro. Para delimitar o fim do dia, agende um compromisso para o horário escolhido. “Seja brincar com seus filhos, ver uma série, ir à academia, etc.”, orienta.
Como está sendo sua experiência de produtividade no home office? Você faz parte do grupo que “respira” ou “pira? Tente aplicar essas dicas na sua rotina e conta pra gente se valeu a pena!
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