Ter ou não ter um Sócio?
Decidir sobre ter ou não ter um sócio é um processo que deve levar em consideração as suas necessidades como empreendedor e da sua empresa.
Como em todo relacionamento, a sociedade possui seu lado positivo e negativo, e só terá sucesso se envolver confiança, respeito e alinhamento!
Oportunidades não faltam, se você sonha em empreender, acredite, você não está sozinho, segundo a pesquisa GEM (Global Entrepeneurship Monitor) 2018 mesmo 33% dos Brasileiros Sonham em ter o próprio negócio. Quando olhamos para os jovens de 25 á 35 anos, analisados no estudo “Jovens Empresários Empreendedores” este número sobe para 67%.
E se você já é empreendedor, você conta com um batalhão de mais de 52 milhões de brasileiros, pois mais de 38% dos brasileiros empreendem, segundo a mesma pesquisa.
Entretanto é importante avaliar se suas expectativas e necessidades correspondem e comportam uma sociedade.
O que avaliar para decidir se devo ou não ter um sócio?
Em uma empresa existem muitas atribuições, vendas, marketing, finanças, produção, qualidade, recursos humanos entre muitos outros, e contar com uma ajuda não parece nada mal, entretanto como tudo tem seus pontos positivos e negativos, por exemplo:
POSTIVOS
Duas cabeças pensam melhor que uma: Compartilhar decisões e ter outros pontos de vista certamente ampliam suas chances de sucesso!
Compartilhar para potencializar: Compartilhar as responsabilidades e atividades te permite potencializar os resultados, com um sócio sua rede de contatos e capacidade de busca de oportunidades e atendimento se multiplica.
Redução dos Riscos: Empreender é uma montanha russa que vive entre altos e baixos, e ao compartilhar esse processo você reduz o risco de estagnação, sem falar no quesito investimento, alguns modelos de negócio tem chances muito maiores de receber investimento se composta por 2 ou mais sócios, justamente porque os investidores entendem que essa divisão reduz os riscos.
NEGATIVOS
Sua opinião não será soberana: Ao compartilhar o comando do seu negócio, nem sempre a sua opinião será soberana e, portanto, você terá que saber abrir mão de alguns pontos de vista.
Divisão dos lucros: Para todo bônus tem um ônus, portanto ao dividir responsabilidades você precisa também dividir os ganhos, portanto você precisa estar preparado para que esta divisão ainda faça sentido com suas expectativas de lucratividade.
Lidar com pessoas e emoções: Uma sociedade é como um relacionamento e para a manutenção de uma relação positiva é preciso estar constantemente lidando com as emoções e sentimentos da outra pessoa, entendendo como ela funciona e como você pode extrair o melhor desta relação, portanto se você não é uma pessoa que lida bem com pessoas precisa avaliar com calma a opção de uma sociedade!
3 Pontos para verificar se você deve ou não ter um Sócio
Agora que você entendeu os prós e contras é hora de decidir, e para te ajudar vamos apresentar 3 pontos que você deve verificar e avaliar se você e o seu negócio estão prontos para ter um sócio:
1-) Você vê valor em uma Sociedade?
Como em todo relacionamento é preciso querer, ver valor e sentido nesta relação, se você está buscando um sócio porque “não tem outra opção”, seja por questões financeiras ou técnicas, este não é um pensamento que lhe renderá bons sócios uma vez que você sempre ficará na expectativa de quando poderá “despachar” esta pessoa, não aproveitando assim a sinergia que este relacionamento pode lhe trazer.
Para ter um sócio você deve acreditar e ver valor nesta relação, entender que juntos vocês podem chegar mais longe do que separados, já dizia a frase, “é melhor ter 50% de um negócio de sucesso do que ter 100% de um negócio fracassado”, se você não enxerga este valor, uma sociedade não é para você.
2-) Você está pronto para Dividir?
Uma sociedade é sinônimo de divisão, divisão de trabalho e de resultado, portanto você deve estar pronto para dividir atribuições, responsabilidades e lucros.
Esta divisão deve ser baseada em confiança, você precisa ser capaz de confiar que outra pessoa é capaz de fazer tão bem ou melhor do que você, para que de fato esta relação flua.
Atenção: Esta divisão deve ser clara e formalizada em contrato, no qual TUDO é definido e alinhado, quem faz o que, quem manda no que, quem ganha o que, qual é a responsabilidade, o ônus e o bônus de cada um!
3-) Seu negócio comporta um sócio?
Muito bem, você enxerga valor em um sócio e está pronto para dividir, entretanto precisa avaliar se seu negócio comporta uma sociedade.
Existem negócios que financeiramente não comportam um sócio, ou seja, o lucro, resultado entre entrada e saída não é suficiente para a manutenção de mais de uma pessoa, por isso avalie financeiramente o seu negócio antes de buscar um sócio, afinal ninguém trabalha de graça e sem resultado financeiro será difícil manter o negócio de pé, quanto mais uma sociedade.
Mas afinal ter ou não ter um sócio?
A decisão de ter ou não um sócio é individual e precisa ser avaliada com calma, muitas empresas fecham devido a divergência entre sócios, por isso escolher o seu parceiro de negócio deve ser feito com cautela.
Entretanto segundo a Pesquisa “Lado A/Lado B” do Sebrae, 87% dos empreendedores e dos investidores concordam que uma startup precisa ter uma equipe altamente engajada e cerca de 52% afirmam que é preciso uma equipe multidisciplinar, isto porque que estas características aumentam as chances de sucesso, reduzindo a rotatividade de pessoas-chaves na detenção da tecnologia desenvolvida.
Neste sentido ter um sócio para compartilhar decisões, investir dinheiro e esforço, caminhar em direção ao mesmo propósito como um time certamente amplia as chances de sucesso e de investimento do seu negócio!
Está buscando um Sócio? Nós podemos te ajudar, clique e saiba mais!
Decidiu ter um sócio? Conheça os 5 passos para encontrar o sócio Ideal!
Deixe suas dúvidas, comentários ou sugestões de tópicos. Estamos aqui para ajudar!