Você provavelmente já ouviu os temos B2B ( Business to Business) que é a venda de empresa para empresa e B2C (Business to Consumer) que se refere a venda de empresa para o consumidor final, mas e a sopa de letrinha, B2E, B2G, B2B2C, C2C e D2C, ao que se refere?
Estas siglas foram criadas para expressar a relação comercial entre empresa e cliente, já falamos sobre a importância de segmentar o seu mercado e conhecer profundamente seu cliente nestes artigos aqui!
Segmentar, é conhecer seu cliente pelo nome e se tornar tão relevante para ele a ponto dele também passar a te conhecer pelo nome. (Market Fit)
Agora que você já entendeu a importância de conhecer o seu cliente, vamos aos termos de mercado, sabemos que a linguagem do empreendedorismo pode ser um pouco complexa com muitas siglas e palavras que não fazem parte do nosso dia a dia, por isso criamos o dicionário do empreendedor, aqui você pode encontrar os principais termos que fazem parte do vocabulário do empreendedor e seu significado e aplicação explicados em uma linguagem simples e acessível!
Para estar sempre antenado aos novos termos nos acompanhe nas redes sociais!
Mas afinal, o que é B2C, B2B, B2E, B2G, B2B2C, C2C e D2C?
Para te ajudar, vamos detalhar o significado e o contexto de cada um desses termos!
É importante destacar que uma empresa pode trabalhar com mais de um modelo, entretanto é importante definir o seu cliente principal que, normalmente, está relacionado a atividade primária da organização.⠀
Vamos as definições!
B2B (Business to Business) = Relação entre empresas
Neste tipo de relação comercial uma empresa vende para outra, não envolvendo assim a venda direta a uma pessoa física.
Por este motivo, normalmente está relacionada a atividades de apoio, como fornecimento de matéria prima e prestação de serviços que viabilizam a produção e entrega de produtos e serviços aos consumidores finais.
Um exemplo, é a relação entre uma empresa de produção de veículos e seus fornecedores de matéria prima, como banco, pneu e vidros.
B2C (Business to Consumer) = Relação entre empresa e consumidor
Neste caso, a relação comercial acorre entre uma empresa e um consumidor final pessoa física.
Deste modo, não deve haver nenhum intermediário nesta relação e portanto está, normalmente, esta relação ocorrer dentro de um PDV, Ponto De Venda, como as lojas de departamento, supermercado e e-commerce.
DICA: Para diferenciar o B2B ao B2C verifique se você, pessoa física, tem acesso aos produtos e serviços, em caso positivo esta empresa possui uma relação B2C com você.
B2E (Business to Employee) = Relação entre empresas e funcionários
Este tipo de relação comercial se refere a uma empresa que vende, de forma diferenciada, aos seus funcionários.
Normalmente, está vinculado aos programas de desconto, facilidades de pagamento, como desconto em folha, e produtos diferenciados, direcionados aos colaboradores da empresa.
Como por exemplo, empresas que oferecem 20% de desconto em seus produtos para os seus funcionários.
DICA: Conforme explicamos acima, uma empresa pode ter mais de um tipo de relação, é importante mapear todas elas, mas não esqueça de aprofundar seu conhecimento em seu cliente chave, que á aquele que é a sua fonte primária de receita.
B2G (Business to Government) = Relação entre empresa e Governo
Este termo descreve a relação comercial entre empresa e governo, ou seja, administrações públicas, seja elas, municipais, estaduais ou federais, tais como, prefeituras e autarquias.
Nestes casos, normalmente, a relação ocorre através de licitações (concorrência pública), como por exemplo, empresas que vendem material escolar para escolas públicas.
B2B2C (Business to Business to Consumer) = Relação entre Empresa com objetivo de atender ao consumidor final
Este é um tipo de relação um pouco mais complexa, pois envolve a venda através de uma empresa, de produtos de uma outra empresa, diretamente ao consumidor final.
Para te ajudar no entendimento, fizemos o fluxograma abaixo, no qual você pode observar que nesta relação o processo de venda se inicia pela demanda do consumidor final, que solicita o produto para uma empresa, a qual repassa essa demanda para um fornecedor, que entrega diretamente o produto ao cliente final.
O que diferencia esta relação do tipo B2B e depois B2C é que os produtos são comprados ou produzidos sob demanda, e entregues diretamente pelo produtor, que é diferente do vendedor.
Este é um tipo de relação comercial mais comum no mercado digital, principalmente através de marketplaces, como amazon e submarino.
C2C (Consumer to Consumer) = Relação entre Consumidores
Este tipo de relação ocorre entre dois consumidores finais.
Normalmente, está relacionada a transações comerciais mais informais ou a venda de produtos seminovos, como por exemplo, a venda de veículos seminovos.
Atualmente esta relação ocorre, em maior escala, no mercado digital, utilizando plataformas de conexão como Mercado Livre e OLX.
D2C (Direct to Consumer) = Direto ao consumidor, venda sem intermediários
Nesta relação comercial, a venda ocorre de uma empresa diretamente ao consumidor final, a diferença entre o B2C e o D2C é que neste caso, a empresa é necessariamente a “fabricante” do produto ou serviço, ou seja, ela não está revendendo.
Este é o caso mais comum dos termos “venda direto da fábrica” ou “compre direto do fabricante”, e normalmente, está relacionado a valores mais baixos visto que não envolve intermediários.
Este modelo é, normalmente, utilizado por fabricantes de automóveis, móveis e roupas.
Agora que seu dia já sabe quem é seu principal cliente que tal conhece-lo melhor com aplicando o Mapa de Empatia e a Persona em 3 passos?
Deixe suas dúvidas, comentários ou sugestões de tópicos. Lembre-se estamos aqui para te Ajudar!