Tem uma ideia para tirar do papel, mas sozinho não tá rolando? Vai uma mãozinha aí?
Você precisa de um Mentor ou de um Coach? Vamos descobrir juntos a diferença!
Hoje em dia muito tem se falado sobre desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional e muitas pessoas estão oferecendo serviços para te apoiar nessa jornada, mas em meio a tanta informação fica difícil saber a quem dar a mão não é mesmo?
Quem é quem?
- Coach é o profissional que vai te apoiar durante um período determinado em busca de uma meta já estipulada pelo contratante (coachee).
- Mentor pode ou não ser um profissional, sim seu pai pode ser seu mentor na vida por exemplo. E não há um prazo pre determinado para a atuação dele no seu processo.
Formação
- Coach tem que ter uma certificação de uma escola de Coaching. Pode ser formado em Life (objetivos de vida), Executive (objetivos profissionais) ou Business (objetivos da empresa) Coaching.
- Mentor pode ou não ter uma certificação na área de Mentoria.
Metodologia
- O Coach utiliza o Coaching como metodologia de acordo com a escola em que ele foi formado. Apesar de ser um método único, aqui no Brasil algumas escolas destorcem um pouco o processo, por isso, sempre se informe bem sobre a formação do seu Coach. Através de reflexões, questionamentos, o Coach apoia o Coachee a criar um plano de ação próprio para chegar ao objetivo desejado.
- O Mentor tem o seu método próprio, que ele utilizou para chegar a posição ou aos resultados que tem hoje. E é esse método que ele vai ensinar durante o processo de mentoria. O mentorado, segue os passo do mentor.
Resultados do Profissional
- O Coach não precisa ter conhecimentos específicos na área de interesse do Coachee, pois ele não necessariamente precisa conhecer detalhes e sim ter conhecimento sobre comportamento e o processo mental para atingir os resultados. Exemplo: Eu posso querer uma Mercedes mas, meu Coach pode andar de Uber. São pessoas diferentes, que tem gostos e desejos diferentes e isso não interfere no processo, pois o Coach não palpita, não direciona e não indica nada durante as sessões.
- Já o Mentor deve ter pelo menos o resultado que o mentorado deseja, pois ele vai ensinar, pegar na mão, acompanhar o mentorado até o objetivo. Não tem como um mentor ensinar como ganhar 100 mil no ano se ele mesmo nunca fez isso.
Duração do Processo
- Um processo de Coaching dura no mínimo 10 e no máximo 30 sessões.
- Já um processo de Mentoria não tem prazo determinado. Como disse antes, você pode ter um mentor na vida e não temos como determinar esse período. Podemos dizer que a mentoria continua até que faça sentido para quem contrata.
Valores
- O Processo de Life Coaching tem valor aproximado aos valores cobrados por sessões de terapia. Os demais podem variar entre R$ 300,00 até R$ 2.000,00 a sessão vai depender muito do profissional.
- A Mentoria não tem uma tabela clara, você inclusive pode receber mentoria gratuita assistindo vídeos do Youtube, IGTV, comprando um livro daquela pessoa ou até mesmo cursos e seguir o método dela. Então é muito particular e variável.
O que não esperar
- Do Coach, não espere um direcionamento, uma resposta. Ele só faz perguntas e traz algumas reflexões.
- Do Mentor, não espere que ele vá te oferecer diversas formas ou caminhos, pois ele só vai te indicar exatamente o que ele mesmo já fez para chegar onde está.
De qualquer forma, os dois profissionais tem muito a agregar em nossas jornadas e eu costumo dizer:
Contrate um Coach para mudar um padrão e um mentor para segurar sua mão! Ter um mentor na vida que compartilhe dos seus valores e visões é essencial.(Lu Oliveira)
Quem escreveu este artigo foi a Lu Oliveira do @eudeproposito, uma profissional incrível focada em planejamento, gestão de negócios, mentoria, cursos e treinamentos que certamente vai te ajudar a tirar sua ideia do papel! Quer saber mais sobre a Lu? Siga ela nas redes sociais!
Está buscando um Parceiro? Nós podemos te ajudar, clique e saiba mais!
Deixe suas dúvidas, comentários ou sugestões de tópicos, lembre-se Estamos aqui para te Ajudar!