vENDAS ONLINE X VENDAS OFFLINE: QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS?
Com o mundo digital se unindo cada vez mais ao real, é comum que muitas empresas fiquem em dúvida sobre vendas online vs vendas offline. Nós sabemos que vender fisicamente é totalmente diferente de vender na internet. E que assim como a diferença em si, existe a dificuldade entre as formas de vender. Ao mesmo tempo que a venda offline exige desenvoltura e lábia, o online exige conhecimento digital e ferramental.
No entanto, existem algumas diferenças e também semelhanças que precisam ser levadas em consideração. É entendendo justamente essas características específicas que será possível criar estratégias mais assertivas que possam ser úteis para o seu negócio. Então vem com a gente descobrir as principais diferenças entre vendas online e vendas offline.
O que há de diferente nas vendas online vs vendas offline?
Antes de qualquer coisa, precisamos definir as diferenças entre as formas de venda. Além das questões que todo empreendedor e empresa já conhecem, como os custos, existem outras que precisam ser consideradas.
Vendas online
O comércio online se diferencia pela amplitude. O alcance, além de mais assertivo, é muito maior dentro da internet do que no presencial. Além disso, o seu negócio/marca está em constante contato com o consumidor final. E esse é um grande desafio, pois exige atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não existe hora de abrir e fechar, o seu empreendimento precisa estar sempre funcionando.
Outro ponto importante é a quantidade de canais por onde o consumidor pode comprar e entrar em contato com a sua empresa. Loja virtual, Instagram, Facebook e Whatsapp são algumas dessas opções.
Vendas offline
Por outro lado, as vendas offline são mais centralizadas e de direto contato com o consumidor. O cliente precisa ir necessariamente até a loja, ou no máximo ligar para saber mais sobre seus produtos ou serviços. Além disso, por ser offline há uma limitação. Sua loja fica limitada a um horário de funcionamento, o que tem seu lado positivo e negativo.
Se por um lado você não consegue vender 24 horas por dia, por outro não é necessário investir em uma equipe disponível sempre para o seu público.
Como melhorar os resultados das vendas, sejam elas offline ou online?
Apesar das vendas online vs vendas offline possuírem diferenças elas possuem características semelhantes que podem ajudar e muito o empreendedor que quer aumentar o faturamento. Basta começar a aplicar as dicas abaixo no seu dia-a-dia
Invista na diversificação dos canais de atendimento
O atendimento é o pilar de qualquer negócio, seja ele na internet ou físico. É a primeira imagem de um cliente e a última e perene, tendo um relacionamento pós compra também.
Por isso, vale à pena investir na diversificação dos canais da sua empresa, para gerar mais possibilidades de compra e interação dos clientes.
Soluções tecnológicas para otimizar processos
Tarefas manuais apenas atrapalham a rotina de um negócio. Além de tomarem mais tempo, ainda abrem margem para erros e falhas que geram prejuízos no final do mês.
Logo, uma boa alternativa é investir em soluções tecnológicas que possam otimizar esses processos. Desde a instalação de uma URA no telefone da empresa, até a utilização de respostas automáticas nas redes sociais facilitando o trabalho e desenvolvimento de projetos futuros.
Integração
A integração ajuda a centralizar tudo dentro do seu negócio. Quando você investir nesse tipo de tendência, está agilizando o processo de venda, mas também abrindo margem para a expansão.
E existem várias maneiras de integrar o seu negócio. Você pode, por exemplo, investir em uma solução de vendas para marketplaces de modo geral, ou até mesmo em uma central telefônica digital. São várias as possibilidades que podem gerar benefícios para sua empresa.
Compartilha com a gente, o que achou desse artigo? Lembre-se estamos aqui para te ajudar!