Tipos de Pivot
Existem 10 tipos de Pivot, ou seja, de formas de mudar e adequar o seu negócio, segundo o livro “Startup Enxuta” de Eric Reais.
Mudar é Preciso!
Existem tempos em que mudar é uma questão de sobrevivência, mas existem outros em que é uma opção, uma decisão, ou até mesmo uma necessidade, não mandatória, mais intrínseca ao negócio, ao seu momento de vida, aos seus valores ou até ao seu propósito!
O fato é que mudar é preciso, transformar, adaptar, evoluir, crescer faz parte do ciclo da vida e dos negócios.
Pivotar se refere a este processo de mudança, aonde sem deixar de manter a essência do que nos faz sermos o que somos mudamos e adaptamos a nós e ao nosso negócios de acordo com as necessidades de nossos clientes, mercado e de nossa missão!
Os 10 Tipos de Pivot
Já falamos o que é, quando e como Pivotar, neste outro artigo!
Por isso, aqui vamos falar sobre os 10 tipos de Pivot, ou 10 maneiras que você pode adaptar o seu negócio!
1-) Zoom in
Imagine uma lupa, ou para os mais tecnológicos uma lente de câmera, quando você aproxima o Zoom, ou a lupa, você coloca o Foco em um ponto específico tornando todo o demais menos relevante ao seu olhar.
Neste sentido o Pivotar com Zoom In significa tornar um recurso isolado em um produto como um todo!
Por exemplo: Você tem uma empresa que vende material para costura, mas em algum momento observa uma demanda grande por tapetes que limpam os sapatos, e dentro dos muitos produtos que você vende está este tapete, ao fazer um Zoom In você poderia deixar de ser uma loja de material de costura para ser uma loja referência em tapetes para limpar os sapatos!
2-) Zoom Out
Seguindo a mesma lógica do Zoom In, Pivotar com Zoom Out é você colocar distância de um foco que você tem hoje, e da mesma maneira como quando você abre o seu ângulo de visão no zoom da câmera, ou na lupa, você poderá ter uma imagem mais ampla do seu negócio.
Sendo assim, ao Pivotar com Zoom Out você deixa de focar em um único recurso, insuficiente as necessidade do cliente, e passa a atuar com um produto completo!
Para ficar mais claro, imagine que você vende tapetes para limpar sapatos, mas percebe que quando seu cliente compra o tapete ele está na verdade buscando uma solução completa para higienização do piso da casa, ao fazer um Zoom Out você poderia passar a oferecer a solução completa para higienização do piso da casa, estando entre eles o tapete de limpar sapatos.
3-) Segmento de Cliente
Pivotar com Segmento de Cliente, significa mudar o foco de um tipo de cliente para outro.
Neste sentido, significa que o seu produto soluciona um problema (para saber como validar seu problema clique aqui) entretanto o cliente que tem essa dor não é aquele que estava originalmente previsto na hipótese de valor, portanto é preciso segmentar novamente e encontrar a sua verdadeira persona!
4-) Necessidade do Cliente
Ao contrário do pivotar com segmento o Pivotar com Necessidade do cliente trata de modificar a sua solução ( para saber como validar a sua solução clique aqui).
Ou seja, significa que o seu cliente-alvo possui um problema merecedor de solução, só não é aquele que estava previsto na hipótese de valor, deste modo é preciso mudar a sua solução em sentido a dor do seu cliente!
5-) Plataforma
Pivotar com Plataforma quer dizer mudar de plataforma, seja evoluindo de um aplicativo com poucas funcionalidades para uma plataforma mais completa ou vice-versa.
Um exemplo é, você tem uma site para comparação de preço de tapetes, você busca na rede os preços e exibe uma lista de produtos e preços, um Pivot de Plataforma seria passar a vender estes produtos em um Market place próprio, como a Megazine Luiza.
6-) Arquitetura de Negócio
Quando estamos falando de Pivotar com Arquitetura de Begócios, estamos tratando de mudar o modelo de negócio, clique e conheça os 5 tipos mais usados de modelo de negócio!
Deste modo, este tipo de pivot se trata de alterar o lógica de criação, captura e geração de valor do seu negócio, como por exemplo, você vende tapetes persas, super caros e únicos e tem foco neste tipo de produto, mudar a sua arquitetura de negócio, poderia, por exemplo, significar vender todos os tipos de tapetes para casa, saindo assim de um modelo de negócio desagregado focado em produto para um modelo de negócio cauda longa.
7-) Captura de Valor
Ao Pivotar com Captura de Valor, você está modificando a forma como monetiza seu negócio, ou seja, sua base de receita.
Neste sentido, você estará alterando o quadrante de “Quanto” do Business Model Canvas (para saber mais clique aqui), um exemplo é, você tem um aplicativo para comparar preços de tapetes e a maneira como você monetiza seu negócio é com os banners que aparecem no seu aplicativo, se você decide Pivotar com Captura de Valor você poderia, por exemplo, passar a cobrar uma comissão das vendas realizadas através do anúncio no seu aplicativo.
8 -) Motor de Crescimento
Motor de Crescimento são as formas como o seu negócio pode crescer, como por exemplo, viral, recorrente e pago, para saber mais clique aqui, por isso, Pivotar com Motor de Crescimento significa modificar a forma como você irá divulgar o seu negócio.
Por exemplo, se você vende tapetes online e a sua maneira de chegar aos clientes é pagar anúncios, ao Pivotar com Motor de Crescimento, você poderia, por exemplo, passar a construir um relacionamento mais próximo com seu cliente de modo que os mesmos fossem seus embaixadores, passando assim para o motor de crescimento viral.
9-) Canal
Aqui, ao Pivotar com Canal você estará modificando a maneira de distribuição do seu negócio, ou seja, a forma de entrega do seu produto ou serviço.
Neste cenário, você reconhece que a mesma solução pode ser fornecida através de mais de um canal, ou mais eficientemente através de um canal diferente do utilizado atualmente.
Este é o caso das empresas que faziam delivery com motoboy próprio e passaram a usar os aplicativos de entrega, reduzindo custos e riscos do seu negócio.
10-) Tecnologia
Por fim, mas não menos importante, Pivotar com Tecnologia significa entregar o mesmo valor, ou seja, solução, utilizando tecnologias diferentes que trazem algum benefício, seja ela sustentabilidade, melhoria incremental, preço ou desempenho.
Este tipo de inovação é comum em mercados em constante mudança e com alto número de concorrentes, como por exemplos o de celulares.
Nestes casos, se você é uma empresa de tapetes, poderia Pivotar com Tecnologia, ao utilizar tecidos de nanotecnologia que permitam a utilização de uma quantidade menor de tecidos para executar a mesma atividade, reduzindo custo, preço e material.
Este artigo teve inspiração no livro Startup Enxuta, uma leitura obrigatória para todo empreendedor! 👉Startup Enxuta
Agora que você já entendeu como pivotar que tal aplicar o ciclo construir, medir e aprender para tornar este processo mais eficiente?
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